A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta terça-feira (18) uma sessão especial para a apresentação oficial do Projeto ‘Semente de Mostarda’, desenvolvido pela equipe de oncologia do Hospital São Vicente de Paulo. A iniciativa tem a finalidade de oferecer o tratamento às pessoas com câncer. A propositura foi do deputado José Aldemir (PEN).
O evento reuniu profissionais de saúde, ex-pacientes e responsáveis pelo projeto que apresentaram a importância e os benefícios que a equipe médica tem obtido nos cuidados aos pacientes com câncer no Estado. “Esta sessão é fruto da nossa preocupação com a sociedade de modo geral, pois todos sabem que o câncer é uma das patologias que mais mata no país”, destacou o deputado José Aldemir.
O projeto, que existe há seis meses, reúne médicos oncologistas e trabalha estratégias de ação para potencializar a adesão e sensibilização de parceiros. Além da busca pelo apoio dos governos municipal e estadual, a iniciativa privada e a sociedade civil para obter recursos e equipamentos, o ‘Semente de Mostarda’ conta com o reforço de voluntários.
“Somos um grupo de oncologistas cirúrgicos e clínicos que se reuniram com uma finalidade de combater esse mal que aflige a todos. Nós já temos resultados fantásticos e grandes cirurgias realizadas. Temos recebido vários voluntários e muitos pacientes que são curados têm nos ajudado e contribuído para que a iniciativa amadureça cada vez mais”, disse o diretor de cirurgias, Klécius Leite Fernandes.
O artista plástico Bruno Steinbach é um dos voluntários responsável pela criação da logomarca do grupo. Ele foi vitima da doença e curado através do tratamento desenvolvido pela equipe do hospital São Vicente de Paulo. “Eu sou um sobrevivente salvo por este projeto, através do seu coordenador Klécius Fernandes, cujas mãos são guiadas por Deus”, ressaltou.
O Projeto – O tratamento na luta do paciente contra o câncer é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com recordes de resultados e eficaz redução na fila de espera para cirurgias, contando com uma equipe formada por médicos especialistas do Instituto Nacional do Câncer/INCA e AC Camargo.
“A ideia do projeto surgiu de uma parábola da Bíblia sobre o grão de mostarda em que o reino do céu é comparado a um grão de mostarda, que é a menor das sementes e, se plantada, se torna a maior das hortaliças que abrigam e alimentam as aves do céu”, finalizou o superintendente do Hospital São Vicente de Paulo, Geraldo Guedes Pereira.