A Câmara analisa o Projeto de Lei 376/11, da deputada Nilda Gondim (PMDB-PB), que obriga os proprietários de postos de combustíveis e estabelecimentos que mantêm equipamentos de calibragem de pneus a realizar manutenção e regulagem periódica desses aparelhos.
Segundo a autora, pneus com pressão abaixo do especificado no manual do veículo aumenta a aderência ao solo, podendo causar desgastes irregulares e danos internos.
Já o contrário, pneus com pressão acima do indicado, “reduzem a área de contato do pneu com o solo, tornando-o mais susceptível a danos por impacto e a perfurações”, acrescenta a parlamentar.
A deputada sustenta ainda, com base em estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Brasília, que podem passar de R$ 4 mil os custos de manutenção de um carro popular que venha a circular durante três anos com a pressão dos pneus abaixo da ideal.
Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Da Agência Câmara