Polêmicas

Projeto institui Sistema de Coleta Móvel de Sangue

Durante sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para o lançamento da campanha do Hemocentro-PB, a vereadora Raissa Lacerda informou sobre o projeto de lei de sua autoria que institui em João Pessoa o Sistema Municipal de Coleta Móvel de Sangue. Seu objetivo é incentivar a coleta, a fim de aumentar o número de doadores, e consequentemente o estoque de sangue nos hemocentros.

Segundo a vereadora, o projeto já está em tramitação na comissão de Constituição e Justiça. “O prefeito também já sinalizou a sua sanção”, aponta. De acordo com o projeto, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (CMJP) vai disponibilizar carros ao Hemocentro, que levarão o doador, previamente cadastrado, até o local da doação sanguínea.

Para a diretora geral do Hemocentro-PB, Sandra Sobreira, uma das principais causas da falta de doadores é a locomoção até o Hemocentro. “Nosso estoque está baixo, precisamos de incentivo para a doação, por isso a realização de várias campanhas educativas na imprensa. Se posto em prática, este projeto será outro auxílio”, diz.

Raissa Lacerda foi convidada para ser uma das madrinhas da atual campanha, “Doe mais sangue”. “Dos atuais 40.000 doadores cadastrados pelo Hemocentro-PB só 10% são mulheres. Precisamos desconstruir que a mulher não pode ser doadora. Ela pode sim, 3 vezes ao ano, e o homem, 4 vezes, para estimular a doação”, conclui Raissa.