Mais de 50 condutores foram multados e 15 veículos foram apreendidos, no bairro da Torre e no Centro da Capital, na tarde dessa quinta-feira (14). A ação foi o resultado da segunda fiscalização dentro do projeto ‘Direito de Ir e Vir’, da Promotoria do Patrimônio Social de João Pessoa. “O objetivo é a reeducação dos condutores para garantir o direito de todos os cidadãos de transitarem em ruas e passeios públicos com acessibilidade. As fiscalizações vão continuar e não têm dia e hora para acontecer e os locais já visitados podem ser alvo novamente”, avisou o promotor de Justiça, João Geraldo Barbosa.
Ele reafirmou que as ações têm o caráter pedagógico, que não há a intenção do Ministério Público de punir, mas que isso se torna necessário para evitar que a sensação de impunidade cresça entre os infratores do trânsito. O representante do Ministério Público da Paraíba explicou que entre as irregularidades flagradas nessa última fiscalização estavam o estacionamento de veículos em áreas nas quais a sinalização horizontal proibia e sobre calçadas. Foram apreendidos 12 motos e três carros que estavam sem a documentação exigida para trafegar.
As ações do projeto ‘Direito de Ir e Vir’ foram iniciadas no último dia 1º de fevereiro e são realizadas em parceria com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), a Guarda Municipal, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar.
O projeto “Direito de ir e vir” tem como objetivo garantir a integridade física do cidadão, a saúde e vida, a mobilidade e o direito constitucional de ir e vir nas calçadas, passeios públicos e logradouros, através da observância e cumprimento de leis de trânsito pelos condutores de veículos automotivos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: MPPB