Polêmicas

Processo de Bira Pereira no PSB está na fase final

O processo que tramita no Conselho de Ética do PSB que pede a expulsão do vereador Bira Pereira (PSB) está na sua fase final. O presidente do Conselho, Ângelo Viana, informou ontem que todas as testemunhas já foram ouvidas e o andamento agora depende da conclusão do parecer por parte do relator do caso, o advogado Thiago Paes.

“O processo está nas mãos do relator, estou aguardando que ele me entregue. Depois disso, o Conselho de Ética se reúne para avaliar o parecer”, disse Ângelo. O presidente explicou que não é o Conselho que pode expulsar Bira Pereira. De acordo com ele, na hipótese de o parecer do relator for aprovado, o caso segue para o diretório estadual, instância que decide se o vereador fica ou não na sigla. Ângelo afirmou ainda que o regimento do PSB não estabelece um prazo para que o relator conclua seu trabalho.

O pedido de expulsão de Bira começou a tramitar em setembro, no início da campanha eleitoral, e foi movido por quatro filiados da sigla sob a alegação de que o vereador teria sido infiel ao PSB por não ter apoiado a candidatura de Estelizabel Bezerra (PSB). A maioria das audiências do processo foi marcada por protestos de aliados de Bira.

A reportagem tentou falar com o vereador durante toda a tarde de ontem, mas as ligações não foram atendidas.

AUTORITÁRIA
Nesse período em que o processo vem tramitando ,o vereador sempre disse que a possibilidade de expulsão seria uma atitude autoritária e de perseguição do PSB contra ele.

Na última segunda-feira Bira conseguiu uma vitória judicial contra o PSB, pois a ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um recurso impetrado por dois membros do partido contra o registro da sua candidatura.