O presidente da Transpetro, José Sérgio de Oliveira Machado, sinalizou pela manutenção do terminal da Petrobrás no Porto de Cabedelo. A sinalização positiva foi dada durante uma reunião realizada nesta segunda-feira (05) com a presença do 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB), representando a Casa. Na comitiva estavam os deputados federais Manoel Júnior (PMDB), Wilson Filho (PMDB) e Leonardo Gadelha (PSC); o prefeito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho (Luceninha-PMDB), e vereadores do município.
Para Trócolli Júnior, essa pode ser considerada a primeira vitória no sentindo de impedir o fechamento do posto da Petrobras no porto paraibano. “A reunião foi um sucesso total. Saímos muito animados do encontro porque o presidente José Sérgio, da Transpetro, sinalizou pela manutenção do terminal no Porto de Cabedelo e essa sinalização é muito importante e, com certeza, vai contar muitos pontos para que a decisão final seja pela manutenção desse posto da Petrobrás em solo paraibano”, comemorou o deputado.
Nesta terça-feira, os deputados, prefeito e vereadores devem se reunir com o ministro das Minas e Energias, Edson Lobão. A intenção do encontro também é pressionar as autoridades envolvidas a não permitirem que esse terminal da Petrobras em Cabedelo seja fechado.
De acordo com levantamento feito pela Prefeitura de Cabedelo, a retirada do posto da Petrobras do porto local vai gerar um prejuízo de mais de R$ 1,3 bilhão. Significa que o município pode perder mais de R$ 108 milhões por mês, conforme está previsto na movimentação da empresa para o ano de 2014. Esse valor corresponde apenas ao adicionado, ou seja, ao movimentado pela Petrobras. Isso quer dizer que o prejuízo financeiro pode ser ainda maior tendo em vista que a presença do posto em Cabedelo gera a movimentação de outras empresas.
Trócolli Júnior foi o primeiro entre os parlamentares a levantar a discussão e a mostrar os prejuízos que a desativação do terminal da Petrobras trará para todo o Estado. Por conta disso, ele foi escolhido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PEN), para formar uma comissão de luta em favor desta causa que gera emprego para centenas de paraibanos. No encontro, ele foi oficialmente como representante do Legislativo Estadual.
O encontro entre parte da bancada paraibana, o presidente da Transpetro e o ministro das Minas e Energias foi articulado pelo deputado Manoel Júnior que recebeu o apoio dos demais representantes da Paraíba na Câmara Federal.