Presidente da API será homenageada pela ALPB

A presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), jornalista Marcela Sitônio, receberá homenagem da Assembleia Legislativa da Paraíba na próxima terça-feira,em sessão especial, às 15 horas. A medalha de Mérito Jornalístico foi proposta pelo deputado João Gonçalves (PSDB), aprovada por unanimidade pelos deputados.

O autor do projeto justifica a concessão da medalha, evidenciando que a “ jornalista e presidente da Associação Paraibana de Imprensa, Marcela Sitônio, é pessoa do mais alto quilate, tanto pessoal, quanto profissionalmente. Ética e comprometimento, é a estrutura de quem dedica sua vida à causa da informação, com respeito às pessoas e com requinte de qualidade que a fazem digna de estar sempre nos diversos segmentos da comunicação e que a torna digna da Comenda, justifica o autor da propositura.

A Resolução que concedeu a medalha à jornalista foi aprovada  em 21 de dezembro de 2010, somente agora está sendo possível realizar a homenagem por conta do desencontro de agendas entre o deputado e a presidente da API. Já confirmaram presença na solenidade os presidentes da Federação Nacional das Associações de Imprensa, J.Oliveira e da Associação Pernambucana de Imprensa (AIP) Múcio Aguiar Neto.

SOBRE A HOMENAGEADA

A jornalista Marcela Xavier Sitônio Lucena é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é a primeira mulher a presidir a Associação Paraibana de Imprensa (API), ao longo de 77 anos de história da entidade.

Começou sua experiência profissional no jornalismo impresso paraibano como repórter do Jornal O Norte, assumiu várias funções na redação do Jornal Correio da Paraíba e foi secretária de Redação do Jornal da Paraíba.

Ela é funcionária efetiva da Assembléia Legislativa da Paraíba, onde já foi diretora do Departamento de Comunicação Social. No serviço público também respondeu pela Assessoria de Imprensa da Secretaria  de Segurança Pública da Paraíba e atuou como Coordenadora de Apoio Parlamentar do Gabinete Civil do Governo do Estado. Atualmente, é diretora de Jornalismo da Assembleia Legislativa da Paraíba e presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), eleita para o triênio 2009/2012.

A Jornalista foi agraciada com o Prêmio Heitor Falcão 2010, como destaque na área de Comunicação, com o prêmio “Mulheres Fazendo História, Patrimônio da Cidade 2010”, concedido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), recebeu o Diploma Destaque no Jornalismo da Revista Tribuna por dois anos consecutivos, em  2011 e 2012. Também recebeu o Prêmio Maria da Penha, o Diploma Mulher Cidadã Ednalva Bezerra de Lima, outorgado pela Câmara Municipal de João Pessoa, Diploma Mérito Aurora Pernambucana de Imprensa, concedido pela Associação Pernambucana de Imprensa (AIP).