“Esse é um fenômeno nacional, sobretudo quando se faz o confronto com os anos anteriores. Lembro que nos anos 90, falávamos em 10 milhões passageiros/mês, quando tínhamos 357 ônibus como frota. Hoje, são 468 veículos e oito milhões de passageiros, ou seja, uma frota maior transportando menos passageiros”, observou o presidente da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho.
A explicação, segundo ele, está na facilidade para a compra do transporte individual, seja automóvel ou moto. “E o prejuízo, naturalmente, é para o transporte público, porque está misturado nas vias, demora mais tempo para cumprir as viagens. O ônibus sofre atrasos por conta desse processo”, constatou. Com o BRT, ele acredita que a situação tende a mudar, porque haverá prioridade para o transporte público.
“De vez em quando, as pessoas comentam: como deixar o carro em casa se não há um transporte de qualidade, confortável? E eu respondo que no mundo inteiro onde há essa qualificação, não é o conforto que atraiu, mas que fica menos difícil andar no ônibus em termos de cumprimento de viagem. Em Bogotá, um ônibus transita a 70 km, e no outro lado pistas congestionadas com carros particulares. Então, isso faz com que as pessoas mudem ao perceber que o transporte coletivo tem prioridade e pode funcionar bem. Todo mundo vai perder se não fizermos um plano buscando a racionalidade da mobilidade urbana”, concluiu.
A reportagem ligou para Roberto Pinto, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), mas ele não atendeu às ligações.
MPPB requisita cronograma do BRT
A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social de João Pessoa requisitou ao prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PT), o envio de informações sobre o projeto de instalação do BRT (Bus Rapid Transit) e sobre o cronograma com a data de início e de conclusão da obra.
A promotoria também requereu informações sobre a implantação da faixa exclusiva para ônibus na faixa direita da Avenida Epitácio Pessoa, cópia das planilhas de custos e demonstrativos para o empenho das despesas com a implementação dessa faixa.
De acordo com o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, o objetivo é obter esclarecimentos sobre a última medida anunciada pela Prefeitura de João Pessoa e amplamente divulgada nos meios de comunicação, em relação à implantação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Epitácio Pessoa, em contraponto aos corredores dos BRTs, que, conforme projeto, serão implantados na faixa esquerda, junto ao canteiro central da mesma avenida.
O ofício foi expedido no último dia 12 de agosto. O prazo para o envio das informações é de dez dias, a contar do seu recebimento, sob pena de responsabilização pelo descumprimento da Lei de Ação Civil Pública e Lei de Acesso à Informação.
O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade e velocidade que deve resultar em um grande avanço para a solução dos problemas de mobilidade urbana no município de João Pessoa.
Correio da Paraíba