Prefeitura de CG anuncia implantação da 2ª UPA

A população de Campina Grande deverá ganhar no próximo ano mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o anúncio foi feito pelo prefeito Veneziano Vital, durante a cerimônia de entrega do novo prédio da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Hênio Azevedo, no bairro do José Pinheiro.

A unidade deverá complementar o atendimento realizado na primeira UPA da cidade, que será inaugurada até dezembro, disponibilizando 20 leitos permanentes para média e baixa complexidade. “A primeira UPA é uma verdadeira estrutura hospitalar, que irá diminuir substancialmente a demanda do Hospital de Trauma da cidade. Devido à sua importância, a prefeitura já viabilizou a implantação da segunda UPA, que deverá ser iniciada até dezembro de 2012”, disse Veneziano.

O prédio da UBSF Hênio Azevedo, entregue na manhã de ontem, foi transferido para a Vila Olímpica Plínio Lemos. A partir de agora, 900 famílias da zona leste da cidade serão atendidas no local e terão acesso aos serviços do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família, além de atendimento odontológico.

Tatiana Medeiros, secretária de Saúde do município, informou que a unidade foi construída seguindo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e conta com uma estrutura totalmente adaptada para portadores de necessidades especiais. O investimento foi cerca de R$ 280 mil, financiado com recursos próprios e do governo federal.

Maria José Cabral, 53 anos, é uma das moradoras beneficiadas com a implantação da UBSF. “Sou hipertensa e tenho um irmão deficiente mental. Será muito bom poder contar com o atendimento de saúde bem próximo à minha casa”, disse a dona de casa.

Veneziano enfatizou que as ações entregues pela prefeitura durante todo o mês de outubro, demonstram o grau de comprometimento com a população. “Esta unidade dará melhores condições para os profissionais de saúde e acima de tudo para a população do José Pinheiro, Monte Castelo e Santo Antônio, é mais um benefício dentro daquele maior, que é a Vila Olímpica Plínio Lemos”.

O prefeito anunciou ainda a implantação da segunda Vila Olímpica da cidade, que será construída no bairro das Malvinas.

“Estamos esperando autorização da Caixa Econômica Federal, a perspectiva é que o edital de licitação seja lançado ainda este ano, com previsão para que as obras sejam iniciadas nos primeiros meses de 2012”, concluiu Veneziano.