Prefeitos no Alvorada

Marc os Tavares

Com certeza, para a maioria dos prefeitos brasileiros, essa viagem a Brasília para encontrar a presidente Dilma Rousseff foi uma ocasião histórica a ser lembrada, fotografada e contada aos netos nos anos de velhice. Na sua maioria circunscritos aos limites dos seus municípios, os prefeitos tiveram seu dia de glória ao subirem a rampa do palácio da Alvorada, cada qual se sentindo o dono da festa e o preferido do Planalto. Serão histórias deliciosas para contar na volta, histórias do poder, da grandiosidade da capital e das delícias de se conviver com figuras poderosas.

Obviamente a parte social não foi esquecida. Foi preciso almoçar ao menos uma vez no Piantella, nem que isso tenha ferido o parco orçamento de diárias minguadas, mas recusar tal oportunidade é como ir a Roma e não ver o Papa. Fatalmente alguns novos amores surgiram no farto universo feminino de Brasília, onde não faltam amadoras e profissionais dispostas a entreter os senhores prefeitos com suas habilidades de acompanhantes escoladas. Coisas que é melhor esquecer na volta em nome da moralidade.

O que sobrará desse encontro? Pouca coisa, muito pouca coisa. Prefeito só pede obras e dinheiro e Dilma não anda com estoque farto de nenhuma dessas mercadorias. O encontro foi mais um rapapé no qual a Presidente tentou cabalar uns votos minguados e uma reunião recheada de muitas promessas, que promessas não custam nada. Depois todos voltaram à placidez municipal dos seus mandatos e ao ramerrão diário de mandar doentes para a capital e comprar caixões, pois para isso é que se elegem os Prefeitos.


Denúncia vazia

Segundo o secretário do Meio Ambiente da Prefeitura da capital, Edilton Nóbrega, a Seman liberou as obras do Shopping Manaíra, no leito do Rio Jaguaribe, que haviam sido embargadas para averiguações.
As obras foram objetos de denúncia grave do deputado Anísio Maia envolvendo o ex-prefeito Agra e o proprietário do shopping, mas nenhuma irregularidade foi apanhada pela fiscalização.
Anísio deve ao menos desculpas públicas a Agra e Santiago pela leviandade com que levou o fato à imprensa. Ele e seu PT. Desculpas bem sentidas e sinceras.
Menor
Não tem jeito, a corda arrebenta sempre no lado do menor. O nosso vice-governador – subitamente um conhecedor de aviação – acusa o piloto do avião governamental pela pane.
Falou antes da própria aeronáutica concluir suas investigações a quem cabe a palavra final sobre qualquer acidente aéreo.
Mas como a Paraíba é uma terra de experts, já defenestraram o indigitado piloto que passou de herói a vilão.
Depois
Câmara Municipal só inicia votações depois do Carnaval. Cartaxo e Ricardo só se encontram oficialmente depois da folia.
Realmente, Jorge tinha razão. Esse é o país do Carnaval.
Rotina
O presidente do TCE, Conselheiro Fábio Nogueira, disse que o Tribunal não alterará sua rotina de auditagens a pedido de nenhum prefeito.
Seria caótico para o Tribunal atender pedidos de mais de 200 novos gestores.

Armados
Armados e perigosos, como no filme de sucesso. Apenado é morto a tiros dentro do presídio do Róger.
Como pode um revólver passar pela fiscalização dos agentes penitenciários? Alguém explica?!

Carnavalesca
Não cantem absolutamente a ‘Marcha da Cueca’ junto do novo secretário de Articulação de Cartaxo, Accioly.
É cantar e dar começo a uma briga com raízes cearenses.

Fico
O secretário-chefe da Casa Civil, professor Lúcio Flávio, aparenta absoluta tranquilidade em meio a todo o problema gerado pelos gastos da Granja.
Não parece tentado a sair do cargo por vontade própria.

Fora
A presidente Dilma Roussef não tem nada marcado na sua agenda para viagem ao nosso Estado.
Continua fugindo da Paraíba como o diabo foge da cruz.


Frases…

Saudável – Por que plano de Saúde se só funciona em caso de doença.
Humanismo – Pecar ofende a Deus, mas nos torna mais humanos.
Secura – Lei Seca mesmo é no sertão. Nem água se bebe.