Prefeito visita Unidades de Saúde abertas aos sábados na luta contra o câncer de mama

Luciano_visitaUSFsabado_foto_JulianaSantos_089

O prefeito Luciano Cartaxo e a primeira-dama, Maísa Cartaxo, participaram de mais um ato da luta contra o câncer de mama realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na manhã deste sábado (5), eles visitaram as Unidades de Saúde da Família dos bairros São José e Cruz das Armas, que estarão abertas aos sábados durante todo o mês de outubro, das 8h às 12h, oferecendo todo o atendimento específico à saúde da mulher. O ato se estende a todas as USFs do Município e faz parte da campanha Outubro Rosa.

“Esta campanha tem uma simbologia muito forte, e queremos que ela seja um ponto de partida para que as mulheres possam cuidar mais de sua saúde durante o ano todo”, destacou Luciano Cartaxo. “As Unidades de Saúde precisam ser um espaço de convergência da comunidade, e é a partir dessa aproximação com a população que vamos conseguir promover cada vez mais saúde. A partir de janeiro, os sábados também serão dias de se cuidar, com todas as USFs de portas abertas”, complementou.

A primeira-dama, Maísa Cartaxo, que é madrinha da campanha em João Pessoa, falou sobre a felicidade de encontrar tantas mulheres atentas à própria saúde. “É muito bom encontrar as mulheres reunidas com os profissionais com o objetivo de se prevenir e também de falar sobre saúde. Precisamos continuar divulgando esta causa e fazendo com que cada vez mais mulheres se preocupem consigo e busquem o serviço especializado de saúde”, declarou.

Atendimento – Durante os sábados, as Unidades de Saúde da Família vão oferecer todo o atendimento específico para a saúde da mulher, incluindo a realização de exames clínicos. “As mulheres com mais de 40 anos e aquelas que verificarem alguma especificidade em seus exames ainda poderão garantir a agilidade na marcação da mamografia de rastreamento”, explicou a diretora do Distrito Sanitário 5, Mônica Rocha.

Além dos exames destinados ao diagnóstico do câncer de mama, as unidades ainda vão disponibilizar serviços de imunização, saúde bucal, hipertensão, glicemia, citológico e teste rápido de HIV. Para complementar a data especial, as equipes de saúde ainda preparam atividades especiais, como cafés da manhã coletivos, oficinas de artesanato e serviços de beleza gratuitos às mulheres que forem até a unidade.

Tranquilidade – As mulheres mostraram ter gostado de ganhar mais um dia na semana para procurar o serviço de saúde. Foi o caso da moradora de Cruz das Armas, Maria da Guia Souza, de 61 anos, que já havia feito o exame clínico de mama e estava na fila para o citológico. “Não tinha tempo de vir na unidade de saúde e agora posso me cuidar. Há oito anos eu precisava fazer este exame e agora consegui”, contou.

No bairro São José, dona Maria de Lourdes Soares, de 69 anos, procurou atendimento para verificar um nódulo no seio, resultado de uma mordida de seu cachorro. “Achei que podia ser grave e preferi procurar o médico. Fiz o exame e já estou mais tranquila por saber que não tem nada com câncer. É muito importante a gente se cuidar e ter todos estes exames à disposição, ainda mais aos sábados”, avaliou.