O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) lançou na manhã desta segunda-feira (06), no Complexo Hospitalar Mangabeira – Governador Tarcísio Burity, o Programa Emergencial de Cirurgias Ortopédicas do Ortotrauma (Pecoo). A ação da Prefeitura de João Pessoa pretende zerar a fila de 1.892 pacientes que esperam por uma cirurgia ortopédica.
Os pacientes que esperam por cirurgia serão atendidos seguindo o critério temporal – ou seja, quem estiver a mais tempo na lista terá prioridade no atendimento. Por dia, serão realizadas 30 cirurgias, sendo 20 do Pecoo e 10 da demanda diária.
Dentro do Pecoo, serão realizadas 18 cirurgias no Ortotrauma, seis no Hospital Santa Isabel e mais seis no Samaritano. “Para que o Pecoo funcione, haverá retaguarda de salas de cirurgia e de leitos no Hospital Municipal Santa Isabel e no Hospital Samaritano, com médicos que trabalharão em plantões vinculados a metas”, disse o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.
As cirurgias serão: artroplastias de quadril (168); artroplastias de joelho (251); artroscopias de joelho (787); artroscopias de ombro (183); artrodeses (85); cirurgias de dedos, punhos e cotovelos (115); osteotomias (78); cirurgias de pé e tornozelo (53); ressecções (21); e demais cirurgias (151). “São procedimentos de alta complexidade, com colocação de próteses de titânio, já empenhadas com nossos fornecedores”, acrescentou Adalberto Fulgêncio.