Rubens Nóbrega

Potinho de Veneno é mesmo um cabra sem futuro, como dizem lá em Bananeiras. Sem ter o que fazer, botou na cabeça de Gosto Ruim que eu tenho uma versão integral do vídeo em que a advogada Denise Rocha apareceria fazendo sexo com um funcionário do Senado.
“Potinho me disse que você recebeu de um senador da Paraíba que é membro da CPI do Cachoeira o filme completo da assessora do senador Cid Nogueira (PP-PI)”, disse-me Gosto, ao telefone, sem aceitar as minhas garantias de que não sei do que se trata e nunca vi o tal vídeo.

“Tá escondendo o leite feito Seu Coitinho, é?”, questionou-me ele, ameaçando contar pra quem não deve sobre o desejado presente com que eu teria sido agraciado. Sentindo que a parada evoluiria da insistência à chantagem, mandei-o para aquele merecido lugar e desliguei o telefone.

Não demorou dois minutos, foi a vez de o Veneno em pessoa me ligar. Saudei o ‘amigo’ com os palavrões adequados à sacanagem que ele me aprontara, mas o cara é cara de pau o suficiente para não dar a mínima. Como, de fato, não deu. Tanto que, meio sorrindo, também me pediu uma cópia do vídeo.

Despachei-o nos mesmos termos com que encerrei a conversa com Gosto Ruim, de modo a evitar que voltassem a me telefonar com chateações daquele tipo, na certa um conluio de dois desocupados para zoar quem tem mais o que fazer na vida. Mas não deu meia hora…

O telefone tocou de novo; dessa vez, ainda bem, era Bicho Bom. Resolvi atender, certo de que ele jamais me demandaria alguma safadeza, feito os outros dois que ainda se dizem meus amigos. Pois bem, após os cumprimentos de praxe, perguntei a Bicho Bom o que ele desejava. Vejam só:

– Potinho me falou que tu tá de viagem marcada pra Brasília, que foste convidado a assistir a uma sessão secreta da CPI do Cachoeira… – disse ele.

Já escabreado com aquela aporrinhação armada por Veneno, tratei de encurtar o papo advertindo Bicho Bom. Alertei para que ele, na sua ingênua credulidade, não desse crédito a uma história tão estapafúrdia, porque tudo não passava de tremenda empulhação do nosso ‘amigo’.

– Bem que Potinho avisou que tu não iria admitir, que iria negar tudo, por não querer repartir essa com ninguém. Eu bem num sei que tu tem amigo lá na CPI e que nessa sessão vai passar todinho, sem cortes, o filme daquele mulherão fazendo as coisa com um sujeito lá de Brasília! – reagiu Bicho Bom.

Depois dessa, tomei providência radical. Não apenas apertei a tecla de encerrar ligação como desliguei o próprio aparelho celular. Ato contínuo, corri para um telefone fixo onde pudesse discar os números de alguns gabinetes amigos.

Após algumas sondagens e pedidos, confesso que ainda não consegui… Mas tenho a maior esperança de que Vital do Rego ou Cássio Cunha Lima me descole até segunda-feira próxima uma credencial ou senha de acesso à sessão secreta da CPI.

Soube ontem que tem até ministro tentando ir à CPI para assistir ao vídeo completo estrelado pela escultural assessora do senador piauiense. Contaram-me ainda que se passarem a fita toda, como prometeram, dá quase um longa-metragem.

 

Bons ventos e eventos

• O advogado Lúcio Matos, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Sousa, assume às 10h desta sexta, na sede do órgão (vizinho ao Forrock, na ‘Estrada de Cabedelo’), o cargo de Superintendente Federal do Ministério da Agricultura na Paraíba.

***

• O poeta e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho lança hoje às 17h30, na Livraria do Luiz, Centro da Capital, o livro “Nem morrer é remédio – Poesia reunida”, que sai pela Editora Idéia com apresentação do professor e ensaísta Chico Viana.

***

• O portal Criança.PB, Associação Paraibana de Imprensa (API) e Sindicato dos Jornalistas da Paraíba promovem às 19h30 do dia 31, no Hotel Litoral (Cabo Branco, Capital), palestra-debate sobre ‘Infância, Mídia e Direitos Humanos’ com os premiados jornalistas Mauri König e Albari Rosa.

***

• O Convention Bureau de João Pessoa captou um mega evento em Tecnologia de Materiais para outubro de 2013, a ser realizado possivelmente já no novo Centro de Convenções que está sendo construído em João Pessoa. Duas mil pessoas são esperadas.

***

• O Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro recebe até 30 de agosto, no endereço festaruanda.com.br, inscrições de curta-metragem de até 20 minutos (documentário, ficção, animação e experimental) e também documentário para tevê, programa de tevê e interprograma. O FestAruanda acontecerá de 14 a 19 de dezembro no Hotel Tambaú, em João Pessoa.

***

Terça-feira que vem (24), às 15h, a Assembléia Legislativa realiza sessão solene em seu plenário para entregar a Medalha do Mérito Jornalístico à jornalista Marcela Sitônio, presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API). A justa e oportuna homenagem foi proposta pelo deputado João Gonçalves.