A Paraíba é um Estado que pensa em política constantemente. Passados seis meses das últimas eleições e faltando mais de um ano para o pleito de 2012, muitos políticos paraibanos já lançam seus nomes como alternativas para as prefeituras municipais. Nesse momento ninguém pode ter a certeza de que realmente vai ter legenda assegurada para a disputa e por isso alguns tratam a postulação apenas como probabilidade. Por outro lado, existem aqueles que já se classificam como pré-candidatos e, por mais cedo que seja, trabalham para se consolidar na disputa.
Estes ditos pré-candidatos já estão indo às ruas para fazer contato diretamente com seus os prováveis eleitores. Através de audiências públicas e plenárias populares eles vêm escutando sugestões da população de suas respectivas cidades. Dessa forma eles antecipam o calendário eleitoral e praticamente entram em uma espécie de campanha fora de época.
Na cidade de Santa Rita, terceiro maior colégio eleitoral da Paraíba, uma iniciativa já chama atenção nesse sentido. O radialista Humberto Alexandre vem buscando promover sua pré-candidatura a prefeito através de um movimento chamado ‘Santa Rita Espera’. Liderado por Humberto e formado por jovens do município, o movimento realiza audiências em bairros para escutar reclamações dos moradores e ao mesmo tempo tentar identificar quais são as prioridades do local.
Segundo Humberto, o ‘Santa Rita Espera’ não tem ligação direta com sua vontade de disputar a prefeitura. Mas, ao mesmo tempo ele admitiu que o movimento está buscando consolidar o seu nome como pré-candidato.
“Estamos tentando consolidar o nosso nome e os meninos do movimento estão ajudando nisso. Pois, os integrantes do grupo afirmam que me apóiam para a disputa”, disse Humberto Alexandre.
Contudo, de acordo com o radialista em nenhum evento realizado pelo ‘Santa Rita Espera’ seu nome é apresentado como pré-candidato à prefeitura.
Humberto também destacou que no momento ele ainda não está filiado a nenhum partido político, mas que ainda este mês deve ingressar no PSB. “Estamos buscando essa filiação”, afirmou
Declarado pré-candidato para brigar pela prefeitura municipal de João Pessoa, o deputado federal Manoel Júnior (PMDB) vem realizando uma iniciativa similar a de Humberto Alexandre. No início do mês de março, o parlamentar deu início a um ciclo de audiências públicas nos bairros da capital. Segundo ele, os eventos têm como objetivo ouvir a população dos bairros sobre as prioridades de cada área e discutir com a comunidade a qualidade dos serviços prestados pelo poder público .
Manoel Júnior chegou a ser impedido pela Justiça de realizar a primeira dessas audiências. O argumento que embasou foi o de que o evento era campanha eleitoral antecipada. O parlamentar recorreu e conseguiu realizar a plenária. Na época ele disse que era “uma idiotice dizer que ele estava fazendo campanha antecipada e que não existe nenhum dispositivo legal que impeça um político de ouvir a população”.
O parlamentar atualmente se encontra em missão oficial da Câmara na Europa, mas a reportagem do Paraíba1 entrou em contato com sua assessoria que informou que Manoel Júnior pretende continuar realizando as audiências até outubro. E talvez para fugir da acusação de campanha antecipada, ele decidiu levar as audiências também para outras cidades do Estado
Do Blog com Paraíba1