Política externa x descaso interno

Aline Lins

Revoltado com a política externa da presidente Dilma Rousseff (PT), que anunciou na semana passada o perdão de US$ 900 milhões em dívidas de 12 países africanos, os produtores rurais paraibanos vão pleitear, por meio de parlamentares, a anistia também da dívida dos agricultores nordestinos, que se arrasta há décadas e se agrava ainda mais com as perdas provocadas pela maior seca dos últimos 30 anos. O deputado paraibano Assis Quintans (DEM) disse que uma comissão da ALPB está indo a Brasília ter audiência com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Lindbergh Farias, que defende um projeto para dar solução definitiva ao endividamento do homem do campo. Na agenda da ALPB em Brasília também há uma audiência com o senador Eunício Oliveira (PMDB/CE), relator da MP 610.

Emendas
O vereador Marco Antônio (MD), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de João Pessoa para 2014, avisou que as emendas ao projeto podem ser entregues pelos parlamentares em seu gabinete até o dia 7 de junho, e a partir desta data será feita uma análise detalhada que servirá para elaboração do relatório.


Anúncio adiado

Ficou para a próxima segunda-feira o anúncio que o prefeito Luciano Cartaxo (PT) fará do percentual de reajuste para os servidores públicos municipais. As negociações devem prosseguir ainda durante o dia de hoje. Os servidores estão recusando 5%.


Há vagas
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) deve realizar concurso público ainda este ano. É que 120 dos 250 agentes aprovados no último concurso público realizado pela autarquia já deixaram a Semob, a maioria saiu para assumir outros cargos.
Primeira juíza
O TJPB prestou uma bela homenagem à juíza aposentada Helena Alves de Sousa, 90 anos, primeira mulher a ingressar na magistratura da Paraíba. Ela ingressou na magistratura em 1957.


Procuradores

Os 20 concursados aprovados no concurso feito ainda pelo ex-prefeito Luciano Agra para a Procuradoria Geral do Município (Progem) ainda não foram nomeados. O vereador Raoni Mendes (PDT) está tentando interceder junto à gestão municipal da capital, conversando com secretários municipais, e informou que a convocação dos concursados está sinalizada para acontecer ainda este ano, mas não tem data ainda prevista. O concurso foi homologado no final do ano passado. Segundo ele, a Procuradoria da prefeitura de João Pessoa é a única no Brasil que não tem procurador de carreira.