Mas de 300 policiais e bombeiros militares que pedem a votação da PEC 300/08 em segundo turno, estão neste momento fazendo um “apitaço” no Salão Verde, onde fica a entrada do Plenário da Câmara. Eles tomaram a entrada do Plenário e estão vestindo camisetas com os dizeres “Sem PEC, sem Copa”. Houve tentativa de invasão e confronto com os seguranças da Câmara.
A PEC 300/08 propõe piso salarial único para policiais e bombeiros militares em todo o País. Os manifestantes querem a garantia de votar a PEC ainda hoje. O texto foi aprovado em primeiro turno em 2010.
O deputado Major Fábio (DEM-PB) disse que conversou com presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e informou que ele vai receber os policiais hoje, mas a votação da PEC 300/08 só será decidida na próxima terça-feira (27), na reunião de líderes.
Segundo o deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB-PA), já havia uma reunião marcada hoje com o presidente da Câmara para após a reunião de líderes, que ainda ocorre. Porém, os manifestantes decidiram não esperar pela conversa com o presidente.
O presidente da Associação Nacional dos Praças, soldado Marco Prisco, diz que os policiais já estão “cansados de serem enrolados”. ‘Ocupamos a Casa que é nossa, que é do povo. Só sairemos daqui após o presidente nos receber”.
Segundo uma dos líderes do movimento, Feliciana Mota, da Associação de Policiais do Estado do Pará, cerca de 5 mil policiais estão a caminho de Brasília para apoiar as reivindicações, que devem continuar hoje e amanhã.