Polêmicas

Polícia apreende pinos de cocaína com selo de qualidade em BH

Oito pessoas foram presas e um adolescente, apreendido, na ação policial. Material foi encontrado em casa que funcionava como laboratório de drogas.

pinos_cocaina_inmetro2A Polícia Militar apreendeu, na noite desta quinta-feira (23), em Belo Horizonte, mais de dois mil pinos de cocaína durante uma operação de combate ao tráfico. Os pinos chamaram a atenção dos policiais por terem um selo de qualidade falsos, parecidos com o do Procel de Economia de Energia, usado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Oito pessoas foram presas e um adolescente, apreendido. A PM descobriu uma casa no bairro Vila Fazendinha, no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul da capital. O local era usada como laboratório de refino de drogas. Além dos dois mil pinos, a polícia ainda apreendeu dez mil embalagens para entorpecentes, liquidificadores, uma balança e três quilos de pasta base da droga.

“Adentrando o barracão a gente já encontrou todo o local já voltado para o refino da droga, com os liquidificadores, com a droga já empacotada em caixas de papelão e as embalagens vazias em outras caixas de papelão, todas prontas pra ser utilizadas”, explicou o sargento da PM Estefan Tavares.
Em outra casa, a polícia prendeu um homem de 53 anos. Segundo a PM, ele ajudava no refino da droga e é o pai do gerente do tráfico de duas gangues do Aglomerado da Serra. A organização dos criminosos chamou a atenção dos policiais.
“Cada pino de cocaína que eles vendem vêm com o selo que identifica a boca onde eles vendem, a organização criminosa, que no caso que a gente foi lá é a do Coqueiro. E vem falando o valor, o peso, a capacidade e a qualidade da droga cada pino”, completou o policial. O desenho de um coqueiro faz referência ao nome da gangue.
A “Operação Noite Segura” reuniu diversas ocorrências atendidas pela polícia na noite desta quinta-feira. O objetivo era fazer um cerco à criminalidade em bairros de Belo Horizonte.
“A Operação Noite Segura” visa ao mesmo tempo dar a proteção ao cidadão de bem, tem o foco no cidadão de bem e principalmente através da repressão qualificada aos infratores, fazer a prisão dos infratores, retirar armas da sociedade e drogas que é o que dá poder econômico pra esses bandidos cometerem toda a sorte de crimes”, falou o tenente Luiz Henrique de Resende.
A operação também foi realizada nos bairros Trevo, Madre Gertrudes II, Pindorama, Ribeiro de Abreu e Pedreira Prado Lopes. A PM atendeu ocorrências de tráfico de drogas, roubo, receptação e porte ilegal de armas. Foram apreendidos radiocomunicadores, celulares, maconha, armas, munição, dinheiro, balanças e cigarros.
A polícia pretende nos próximos dias realizar outras ações conjuntas em toda capital.
Durante a operação, a polícia ainda apreendeu um carro que foi levado para o pátio do Detran.

g1 Minas Gerais