detran pb

POLÊMICA - Decisão do Detran trava financiamento de veículos na Paraíba

detranpb-sede-detran-pb-paraiba

As pessoas que procuram concessionárias e instituições financeiras para a compra financiada de veículos estão voltando de mãos vazias desde a última segunda-feira (7). Tudo por que o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) trocou as empresas responsáveis pela inclusão e baixa de gravames, quebrando o monopólio da Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) e delegando a operação à Bunkertech. O superintendente do órgão, Agamenon Vieira, no entanto, se mostra otimista quanto ao retorno da operação.

O otimismo do órgão não é compartilhado pelo presidente do Sindicato do Comércio dos Revendedores de Veículos da Paraíba, Waldeck Pinheiro. Ele cobra solução rápida para o imbróglio e explica que a medida tem prejudicado perto de 200 lojas de veículos, inviabilizando uma média de R$ 200 mil por dia em financiamentos. “O governo busca melhorar a arrecadação, mas tem amargado prejuízo, já que ficou tudo parado”, criticou o dirigente, reforçando a desconfiança das instituições financeiras em relação à mudança nas regras por parte do Detran.

Solução

O problema é que ao descredenciar a Cetip, a Paraíba foi desconectada do Sistema Nacional de Gravames (SNG), um sistema único que permite às instituições financeiras a garantia de que não estão financiando um veículo com restrições em outros estados. Com a mudança adotada pelo Detran, as consultas passam a ser feitas através do Sistema de Registro de Gravames (Sisgrav), fruto de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasil Cidades. O órgão garante que as consultas estão sendo feitas normalmente.

O descredenciamento da Cetip foi informada à Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi). O superintendente do Detran assegurou que informações repassadas a ele pela Bunkerteck dão conta de que vários agentes financeiros já entraram em contato buscando informações de como proceder para regularizar a situação e retomar os financiamentos no Estado. O Detran disse que a medida foi adotada para acabar com o monopólio mantido pela Federação Nacional das Seguradoras (Fenaseg)/Cetip.

Agamenon Vieira explicou que está esperando uma visita à Paraíba de um representante da Acrefi, prevista para a quarta-feira,  quando será discutido o assunto institucionalmente. O governo do Estado alega que conseguirá ampliar a arredação com a medida, mas não apresentou em que patamar. Por enquanto, o resultado não é esperado.

 

Leia mais em: Blog do Suetoni

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Suetoni Souto Maior