Agentes comunitários de saúde de João Pessoa realizam neste momento protesto em frente à sede da secretária municipal de Saúde contra mudanças na Lei municipal 13.034 e a implantação imediata e pagamento de gratificação do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica).
De acordo com o manifestante, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da secretaria de Saúde, recebe os recursos do PMAQ há mais de seis meses e não paga as gratificações. “Também estamos há mais de três anos sem reajuste salarial”, afirmou.
Os manifestantes também cobram melhorias na saúde como um todo, na marcação de consultas e falta de medicamentos.
PMAQ
O programa tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde.
A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.
Créditos: Mais PB