PMJP fará intervenção para melhorar o trânsito

Diminuir o fluxo de veículo que convergem para o Parque Solon de Lucena (Lagoa), alargar a via ao longo da Avenida Epitácio Pessoa e criar mais uma faixa no entroncamento da Avenida Ruy Carneiro até a Avenida N. Sra. dos Navegantes, transformar a Avenida Castelo Branco em Mão Única formando binário com  Rua Matos Cardoso, criar faixas exclusivas para ônibus na principal dos Bancários. Essas são algumas das intervenções anunciadas na manhã desta quarta-feira (6) pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), para aumentar a fluidez, dar mais mobilidade e organização ao trânsito na cidade, principalmente nos corredores de ônibus.

O anúncio feito pelo prefeito da capital, Luciano Agra, no auditório da Estação Cabo Branco- Ciência, Cultura e Arte, e contou com um público bastante diversificado. Com o conceito de cidade melhor para todos, Agra apresentou o projeto “Caminho Livre: quando o trânsito melhora, a nossa vida anda junto”, que contempla um pacote de obras viárias a serem realizadas em curto prazo com objetivo de dar mais rapidez, conforto e segurança no trânsito e transporte à população.

Entre as intervenções apresentadas estão: a melhoria da circulação do trânsito na área central, remoção do tráfego no anel interno da Lagoa, disciplinamento da oferta de estacionamentos e aumento do espaço para os pedestres; ampliação da Avenida Epitácio Pessoa, ampliação da Avenida Beira Rio, alteração no trânsito do Castelo Branco e Bancários, duplicação da via Altiplano e outras intervenção que estão em estudo como a interligação entre o bairro Miramar e o Jardim Luma e no Viaduto do Cristo.

Essas obras, com recursos próprios da Prefeitura no valor de pouco mais de R$ 9 milhões de reais devem beneficiar toda a população, seja motorista, usuário de transporte urbano ou pedestre. O início dos serviços está previsto para acontecer ainda neste segundo semestre.

Coube ao superintendente de transportes e trânsito, Nilton Pereira de Andrade, explicar o detalhamento das obras. Em mais pouco mais de uma horas, o engenheiro mostrou os problemas existentes no trânsito da cidade, fez resumo do plano de mobilidade urbana e falou como serão feitas as intervenções para melhorar o trânsito em áreas de grandes congestionamentos. Após a apresentação, Luciano Agra e o Nilton Pereira concederam entrevista coletiva à imprensa.
PAC da Mobilidade- De acordo com o prefeito Luciano Agra essas intervenções viárias já fazem parte da primeira etapa de ações para concretizar o que foi proposto pelo município ao PAC da Mobilidade Urbana.  João Pessoa apresentou o plano em maio ao Ministério das Cidades, e concorre com outras cidades aos recursos do PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades.

O planejamento de mobilidade urbana da capital paraibana está focado em modernizar a rede de transporte público e melhorar substancialmente sua qualidade, priorizando a circulação dos ônibus em quatro corredores da cidade, elevando a qualidade do serviço para o usuário.

MELHORIA NO TRÂNSITO DO CENTRO DA CIDADE

Diminuir o fluxo de veículos que convergem para a Lagoa, melhoria da circulação na área central, remoção do tráfego no anel interno da Lagoa, disciplinamento da oferta de estacionamentos, aumento do espaço para os pedestres e melhorar a qualidade ambiental da área.

Vias que vão sofrer intervenções na área central:

Avenida Monsenhor Walfredo Leal, Pedro I, Almirante Barroso, Desembargador Souto Maior, Rua Santo Elias, Rua Barão do Abiai, Avenida Duque de Caxias, Visconde de Pelotas, anel externo da Lagoa e Pedro II.

AMPLIAÇÃO DA AVENIDA EPITÁCIO PESSOA

Redução dos congestionamentos com o aumento da capacidade da via, melhorando a circulação dos veículos e diminuição do tempo de viagem do transporte público. Ao longo da via haverá intervenção em diversos cruzamentos com objetivo de dar fluidez ao tráfego. No entroncamento da Av. Ruy Carneiro com a Epitácio até Av.  N. Sra. dos Navegantes passará a ter três faixas.

AMPLIAÇÃO DA AVENIDA JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA (BEIRA RIO)

Alargamento da avenida para aumentar a capacidade de circulação dos veículos  e melhorar as condições de circulação dos pedestres. O trecho da Avenida Duarte da Silveira (a partir da Igreja Batista) até a Avenida Rui Barbosa, bastante congestionada, com apenas duas faixas de rolamento em cada lado do canteiro, passará a ter três faixas, aumentando em 50 por cento a capacidade da via.

ALTERAÇÃO NO TRÂNSITO DO CASTELO BRANCO E BANCÁRIOS

Implantação de um binário no bairro do Castelo Branco para redução dos congestionamentos e tempo de viagem do transporte público.  Implantação de binário no bairro do Castelo Branco para reduzir congestionamentos. A Av. Castelo Branco sentido Miramar/UFPB passará a ser mão única e a via de retorno sentido UFPB/Miramar será pela Rua Matos Cardoso.

Implantação de faixa exclusiva para o transporte público na principal dos Bancários e melhoria das condições de circulação nas vias paralelas, criando vias alternativas para que o condutor possa trafegar pelo conjunto sem ter que utilizar a via principal

DUPLICAÇÃO DA VIA ALTIPLANO

A duplicação da Av. João Cyrilo da Silva se estenderá da Av. Beira Rio até as proximidades da Av. Antonio Mariz, aumentando a segurança e facilitando o acesso ao Altiplano, Estação Cabo Branco e bairros adjacentes.

[audio:http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/site/wp-content/uploads/2011/07/MATERIA-THIAGO-MORAES-PACOTE-DE-OBRAS-06-7-11.mp3]