Pista livre para petebista

Ariametea Souza

De volta à ribalta

No rescaldo de mais um capítulo das nebulosas relações entre a prefeitura campinense e a Construtora Maranata – bloqueio judicial dos repasses da PMCG à empresa para assegurar o pagamento de salários atrasados -, a Câmara de Vereadores deverá instalar uma CPI para passar a limpo os contratos milionários firmados ao longo dos últimos anos.
A iniciativa é da vereadora Ivonete Ludgério (PSB), líder do bloco governista.

Desnudar

“Precisamos mostrar à população o que verdadeiramente aconteceu”, justificou a autora do pedido de CPI, acrescentando que as transações Maranata/PMCG “merecem uma investigação”.

´Herança´

Ainda de acordo com Ivonete, “o atual governo herdou” esse problema da Maranata “que não foi por ele causado”.

Complexidade

“É uma questão muito complicada”, atestou o vereador Alexandre do Sindicato (PTC), que preside o sindicato que representa os empregados da citada empresa.

Excepcionalidade

O juiz da Justiça do Trabalho que deu a liminar, Marcelo Rodrigo Carniato, grafou em seu despacho que se trata de um “caso excepcional”, no qual a lei permite ao juiz “conceder a liminar sem a audiência da parte contrária”.

O detalhe

Simultaneamente ao pedido de instalação da CPI, tramita no Legislativo um requerimento do vereador Joia Germano (PRP) solicitando a convocação da direção da ´Maranata´ para prestar esclarecimentos no plenário.

Milhares

Durante a sessão especial promovida ontem pela Assembleia Legislativa para homenagear as mulheres, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria de Fátima Bezerra, informou que há 4 mil processos tramitando em João Pessoa na Vara da Violência Doméstica, e mais 2 mil em Campina.

Marcha à ré

A vereadora Eliza Virgínia (PSDB) recuou no apoio à antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara pessoense, marcada para hoje.
“Voltei atrás sim e não tenho vergonha disso”, comentou.

À revelia

O vereador Benilton Lucena (PT), que integra a mesa diretora da Capital, avisou que não atenderá a recomendação da direção municipal do partido contra a antecipação da eleição.
“Não posso seguir uma orientação que não foi conversada comigo”, alegou.

Mudança

A suplente de vereadora na Capital Sandra Marrocos não vai deixar o PSB, mas em entrevista ontem externou mágoas com o ´companheiro´ Ricardo Coutinho.
“Ao meu ver, nosso companheiro muda a sua postura em relação ao fazer política”, avaliou, para frisar em seguida as “muitas dificuldades em dialogar com o governo”.

Escambo

O deputado Márcio Roberto (PMDB) disse ontem na AL que não aderiu ao bloco governista, mas assumiu alguns compromissos pontuais com Ricardo Coutinho em troca de benefícios para as áreas de sua atuação política.

Abreviamento

Um dia depois de dizer que iria aguardar o esgotamento de prazos na esfera judicial para recolocar o projeto de renegociação das dívidas da Cagepa em pauta, o deputado-presidente Ricardo Marcelo surpreendeu ontem e viabilizou a votação, que resultou na aprovação da matéria com o apêndice de uma emenda que limita a rolagem aos valores devidos junto a bancos privados.

O ´parto´

“Não há dúvidas de que esta foi a matéria mais polêmica que já transitou na Assembleia ao longo de sua existência. Finalmente conseguimos votá-la. Não podemos dizer que houve derrotados. Todos venceram com a liberação desse socorro à Cagepa, que é patrimônio da Paraíba”, comentou comedidamente o líder do Governo, Hervázio Bezerra (PSDB).

Antes tarde…

Na quarta-feira de decisões impactantes na Casa de Epitácio Pessoa, o voto aberto fez com que houvesse a aprovação, por unanimidade, da supressão do 14º e 15º salários da remuneração dos parlamentares.

Sinalização

Em decisão que não teve efeito vinculante, o Supremo Tribunal Federal deliberou ontem que não é da competência dos Estados regulamentar questões atinentes ao saneamento.

De volta à AL

Carlos Dunga (PTB) pediu ontem que fosse ´preparado o terno´ para tomar posse na Assembleia Legislativa no lugar de Genival Matias Júnior (PTdoB).

É que foi enviado ao TRE-PB o comunicado da presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia Barbosa, determinando a retotalização dos votos proporcionais nas eleições de 2010.

As vinhetas do PSC na TV  atendem a todos os figurinos…