A pista de pouso e decolagem do Aeroclube da Paraíba, localizada no bairro Bessa em João Pessoa, voltou a ser utilizada na manhã do sábado (9) após quase 50 dias de interdição.
De acordo com informações de funcionários do local, a pista já está liberada para a realização de pousos e decolagens de aeronaves de pequeno e médio porte.
Ainda segundo as informações, a diretoria do Aeroclube está programando para o próximo fim de semana uma grande comemoração pelo retorno das atividades.
Desde a destruição da pista, promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) após ganhar na Justiça uma liminar que foi ‘derrubada’ em menos de 12 horas, quase 40 aeronaves estavam paradas no local sem poder decolar.
A PMJP luta na Justiça pela desapropriação da área ocupada há quase 70 anos pelo Aeroclube para a construção de um parque público.
No fim do último mês de março, a Justiça Federal acatou o pedido de ingresso da União, conforme despacho proferido pela juíza Cristina Garcez, da 3ª Vara Federal: “Defiro o pedido supra, uma vez que, na inicial, a parte autora confere essa faculdade à UNIÃO”.
O ingresso da União significa que o caso terá de ser julgado pela Justiça Federal e não pela Justiça comum como quer a prefeitura de João Pessoa. A partir de agora a União passa a figurar no pólo ativo da ação.
A Prefeitura havia recorrido ao Tribunal Regional Federal (TRF), questionando a competência da Justiça Federal para julgar o caso. O recurso foi negado pelo Desembargador Federal Vladimir Souza Carvalho.
Da redação do Blog com Lana Caprina