Os três deputados estaduais que compõem a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa (Luciano Cartaxo, Anísio Maia e Frei Anastácio) apresentaram, hoje (02), requerimento de sessão especial para debater a violência nas escolas públicas do Estado da Paraíba. A proposta é discutir as ocorrências registradas dentro e no entorno das escolas, apontando soluções sugeridas por representantes de diversos segmentos da sociedade, principalmente, os pais de alunos.
A insegurança nas escolas, inclusive, é um dos pontos que integram a pauta de reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), entidade que lidera o movimento grevista de professores da rede estadual, deflagrada na última sexta-feira. “A discussão é importante, principalmente por ser uma questão complexa, que exige diagnóstico e uma intervenção planejada. O problema da insegurança tem relação com a sensação de instabilidade vivida pela comunidade escolar na atualidade, pelo problema da falta de infraestrutura das escolas, pela falta de professores e diretores e vários outros fatores. Esta é a hora de fazer este chamamento para fazermos uma ampla discussão sobre o assunto”, afirmou Luciano Cartaxo.
Serão convidados, dentre outras entidades representativas, a Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), Sindicatos de professores e servidores da Educação em nível municipal e estadual, Conselho de Diretores e Secretários de Educação do Estado e da Capital, dentre outros.
Da assessoria parlamentar