As pesquisas dos institutos Ibope e Ipespe, contratadas pela Rede Paraíba de Comunicação, tiveram um acerto de 100% para os vencedores das eleições no segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, Luciano Cartaxo (PT) e Romero Rodrigues (PSDB), respectivamente. As últimas pesquisas, antes do pleito, foram realizadas nos dias 24 e 26 de outubro.
Em João Pessoa, o Ipespe apontou que Luciano Cartaxo venceria a eleição com 70%, enquanto que o Ibope dava 72%. Os resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deram a vitória do petista com 68,13% dos votos válidos.
Considerando a margem de erro de 4% do Ibope e 3,5% do Ipespe, para mais ou para menos, os acertos foram de 100%.
Também no resultado do segundo colocado, Cícero Lucena (PSDB), os números dos dois institutos bateram com os oficiais divulgados pelo TRE. O candidato tucano teve 31,87% dos votos válidos. As pesquisas Ibope e Ipespe davam 28% e 30%, respectivamente.
Em Campina Grande, Romero Rodrigues foi eleito com 59,14% dos votos válidos. No prognóstico feito pelo Ibope, ele seria eleito com 57%, dentro da margem de erro de 4%. Já o Ipespe previu vitória do tucano com 56%. A margem de erro do instituto foi de 3,5%.
A candidata do PMDB, Tatiana Medeiros, que disputou contra Romero, obteve 40,86% dos votos válidos. Os prognósticos dos dois institutos tiveram 100% de acerto também em relação à segunda colocada. Pelo Ibope, Tatiana teria 43% dos votos e pelo Ipespe 44%.
“Assim como no primeiro turno, tanto o Ibope como o Ipespe, acertaram no candidato vencedor e os prognósticos para os dois candidatos ficaram dentro da margem de erro das pesquisas”, destaca Guilherme Lima, superintendente da Rede Paraíba de Comunicação. Ele viu com naturalidade as críticas que os candidatos fazem a cada pesquisa divulgada. “Os institutos sempre são criticados na medida em que desagradam os interesses dos partidários. Mas o fato é que nas eleições de 2012 os dois institutos acertaram 100%”, afirmou.
Ele disse que o Ipespe teve uma atuação mais abrangente porque realizou pesquisas em dez cidades da Paraíba e em todas elas acertou 100%. O Ibope se concentrou em João Pessoa e Campina Grande e, a exemplo do Ipespe, acertou 100%. “No caso das eleições 2012, as críticas são infundadas”, afirmou.
Guilherme informou que a Rede Paraíba de Comunicação contratou 34 pesquisas pelo Ipespe e Ibope durante as eleições de 2012.
Pelo Ipespe foram 24 pesquisas, sendo 20 no primeiro turno nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Guarabira, Monteiro, Patos, Sousa e Cajazeiras. O Ibope realizou 10 pesquisas em João Pessoa e Campina Grande, sendo seis no primeiro turno e quatro no segundo turno. Durante as pesquisas, os entrevistados tiveram a oportunidade de avaliar as gestões dos prefeitos e do governador do Estado, e também das Câmaras Municipais.