PESQUISA JORNAL DA PARAÍBA: O que dizem os novos números

POR WALTER SANTOS

cassio patos2

RIO – Tanto no plano nacional como estadual, há números importantes a merecer análise sobre tendência de cenários. Antes de avaliar o campo federal, vamos nos ater aos novos dados apresentados pelo Ipesp avaliando o contexto sucessório da Paraíba apontando a liderança do candidato Cássio Cunha Lima com 48% das intenções de voto, seguido do candidato à reeleição Ricardo Coutinho com 25% e o candidato do PMDB, Vital do Rego Filho, na casa dos 3%.

Não dá para comparar os números deste instituto com os de outras empresas porque métodos, estruturação, etc têm um DNA distinto.

Mas, foquemos na exposição de números que dão resultados de primeiro turno ainda levando em conta que 22% não se pronunciaram ainda sobre o pleito, algo que o afunilamento do processo tenderá a reduzir este número de indecisos.

Nesta faixa podem estar os que não optam pelos nomes existentes e/ou os eleitores receosos de se manifestarem acabam se dirigindo para essa faixa de espectro prospectado nas pesquisas.

CAUSAS E EFEITOS

Os números pró Cássio em torno de 48% é percentual ascendente na mesma proporção inversa em torno dos demais concorrentes porque, diante de acordo entre o PSB e PT ter criado nova cena política afetando fortemente o candidato Vital, ainda em face da decisão do TRE/PB, nota-se que o candidato Tucano não caiu de cotação, ao contrário estabilizou-se acima dos 45%.

COM O HORARIO ELEITORAL

A expectativa maior do esquema do governador RC é de que a partir de terça-feira ele possa reverter votos com a exposição de sua gestão que enfatiza no campo do trabalho fazedor.

É a única oportunidade que o governador terá para melhor de cotação sabendo que terá 5 outros candidatos com artilharia direcionada exclusivamente a ele buscando desconstruir seu discurso.

É também no Horário Eleitoral que Vital espera crescer como alternativa entre os dois maiors concorrentes apresentando Propostas impactantes.

É possível que assim, no final de agosto, tenhamos um panorama mais definidor.

O QUE RESTA A VITAL

O candidato do PMDB aposta todas as suas fichas na reversão da decisão do Tribunal Regional, tanto que seu Jurídico já protocolou Recurso junto ao TSE visando conquistar a aliança com o PT, mesmo que ela tenha enfrentado problemas de convivência em face da postura do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, de só aceitar ficar com o PSB.

A realidade é que o pemedebista parte agora para ver o processo acelerado para dar tempo de decisão do TSE.

ÚLTIMA

“Há um lado carente dizendo que sim/
E esta vida da gente dizendo que não…”