Pesquisa Jornal da Paraíba mostra que Maranhão teria vitória apertada no 2º turno

O ex-governador José Maranhão venceria de forma apertada a eleição no segundo turno se o adversário fosse o senador Cícero Lucena. Conforme revela a pesquisa Ipespe, realizada nos dias 14 e 16 de julho, Maranhão venceria com 35% contra 34% de Cícero. Em junho, a
diferença dele para o tucano era de 2% (32% a 30%). Agora, a quantidade de votos brancos e nulos soma 21% e não sabem ou não responderam 10%.

Por outro lado, o tucano mostra ter mais força que o peemedebista no confronto com Estelizabel e Luciano Cartaxo. Na disputa com a socialista, ele levaria a eleição no segundo turno com uma vantagem de 29 pontos (46% a 17%). Já Maranhão venceria a adversária com
uma diferença de 25 pontos (43% a 18%). Na briga contra o petista, Cícero teria uma vantagem de 18 pontos (42% a 24%), enquanto que com Maranhão, Luciano perderia por uma diferença de 13 pontos (39% a 26%).

No cenário em que estão no segundo turno Luciano Cartaxo e Estelizabel, a vantagem para o candidato petista é de 22 pontos. Ele teria 36% das intenções de voto, contra 14% da candidata socialista. Nesse contexto, cresce a quantidade de votos brancos e nulos, que
somam 35%. Já os que não sabem ou não responderam representam 15%.

A pesquisa revela que no confronto com Cícero, Maranhão obtém mais votos entre os eleitores do sexo masculino (41%), no grupo dos que possuem entre 16 e 24 anos de idade (40%), na fatia dos que têm até a quarta série e também dentre os que possuem o ensino médio (38%).

Cícero e Zé são favoritos com 32% O eleitor de João Pessoa ouvido pelo Ipespe vê Cícero Lucena e José Maranhão como os
favoritos para vencer a eleição deste ano. Os dois candidatos empataram o jogo em 32%, segundo revelam os números da pesquisa. Cícero tem mais confiança entre os eleitores do sexo feminino (35%). Já Maranhão é considerado favorito por 37% dos homens. Na
pesquisa de junho, o peemedebista era tido como favorito por 27% e o tucano por 24% dos entrevistados.

Dos que acreditam no favoritismo de Cícero, a maioria está entre os eleitores do grupo dos que têm da 5ª à 8ª série do ensino fundamental (34%), daqueles com renda familiar mensal de dois a cinco salários mínimos (39%) e dos que estão nos grupos dos 16 a 24 anos (33%) e 25 e 44 anos (33%).

Já Maranhão se destaca como favorito pelos que têm entre 16 e 24 anos de idade (33%), do grupo dos que possuem o ensino médio (36%) e com renda mensal familiar até dois salários mínimos (33%).

Para apenas 7% dos entrevistados, o candidato Luciano Cartaxo é considerado favorito para vencer as eleições na capital, sendo 8% dos homens e 6% das mulheres. Ele tem a maioria dos votos dos eleitores pertencentes ao grupo dos que têm nível superior (18%), entre 16 e 24 anos (8%) e daqueles com renda mensal superior a cinco salários mínimos (11%).

Na opinião de 5% dos entrevistados, Estelizabel Bezerra seria a favorita para vencer a disputa. São 5% mulheres e 4% homens. Ela aparece bem entre os eleitores do grupo que tem ensino superior (10%) e com renda mensal superior a cinco salários mínimos (7%).

Do Blog com Jornal da Paraíba