Pesquisa de intenção de votos será publicada

A primeira pesquisa de intenção de votos para a disputa eleitoral de 2012, encomendada pelo JORNAL DA PARAÍBA, será publicada na edição de amanhã. Os eleitores ouvidos foram de João Pessoa. No mês que vem, será divulgado o resultado do questionário aplicado em Campina Grande. A iniciativa faz parte de um projeto mais abrangente, que inclui 25 consultas, além de cobertura jornalística impressa e nos telejornais das TVs Cabo Branco e Paraíba.

O superintendente da Rede Paraíba de Comunicação, Guilherme Lima, ressaltou o papel do jornalismo imparcial no processo democrático. “Com essa primeira consulta de intenção de votos, a gente está dando partida ao Projeto Eleições 2012, com o compromisso de publicar todas as pesquisas contratadas, independentemente do resultado”, afirmou.

Todas as 25 consultas foram contratadas ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). No período de 15 a 17 de outubro, 800 pessoas foram ouvidas sobre a intenção de votos na capital. O intervalo de confiança do levantamento é de 95,5 % e a margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

Na edição da próxima terça-feira, 25, o JORNAL DA PARAÍBA vai publicar o resultado da avaliação das gestões do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, e do governador do Estado, Ricardo Coutinho, ambos do PSB. Neste mesmo dia, o JORNAL DA PARAÍBA vai anunciar o resultado do questionário aplicado junto à população sobre os principais problemas que afetam a capital paraibana. Ainda na semana que vem, em data que está sendo definida pela editoria, outra edição mostrará quais foram os nomes citados pelos pessoenses para a Câmara Municipal.

Das 25 pesquisas sobre intenção de votos, cinco delas serão realizadas no período pré-eleitoral, que se estende até junho de 2012. As duas primeiras serão feitas e divulgadas ainda em 2011 e revelam o comportamento do eleitorado de João Pessoa e Campina Grande. As três demais ficarão para o próximo semestre e terão como foco três outros municípios, cujos nomes serão ainda divulgados.

Além de apontar o potencial de votos dos nomes que estão na lista de possíveis candidatos a prefeito, as pesquisas mostrarão a avaliação que as populações fazem dos atuais prefeitos e do governo do Estado. Já no período eleitoral propriamente dito, que vai de julho de 2012 ao dia das eleições, 7 de outubro, o JORNAL DA PARAÍBA realizará novo levantamento, além de debates e entrevistas com os candidatos.

Do Blog com JP Online