Pesquisa mostra disputa polarizada

A primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de João Pessoa realizada pelo Ipespe/Jornal da Paraíba em 2011 mostra uma polarização entre os nomes do senador Cícero Lucena (PSDB), do ex-governador José Maranhão (PMDB) e do atual prefeito Luciano Agra (PSB). A pesquisa, com intervalo de confiança de 95,5 %, ouviu 800 eleitores em João Pessoa, no período de 15 a 17 de outubro. Foram incluídos os nomes de mais de um representante por partido, considerando o fato de não terem sido ainda definidos os prováveis candidatos, como acontece nas hostes do PMDB, PT e PSC.

Como a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, o que se percebe pelos números divulgados é uma disputa bastante acirrada entre os três principais postulantes. Em todos os cenários possíveis, a liderança é de Cícero. Na primeira pesquisa estimulada, na qual são apresentados 10 nomes, ele aparece com 23% da preferência do eleitorado pessoense. Maranhão vem em segundo com 19% e Agra com 16% na terceira posição.

O deputado Luciano Cartaxo (PT) obteve 5% na pesquisa. Seu colega de partido, o deputado Couto, tem a preferência de 4% dos eleitores. O deputado Manoel Júnior (PMDB) conta com 3% das intenções de voto. Com 1% estão Major Fábio (DEM), o médico Ítalo Kumamoto, filiado ao PSC, e a representante do PCO, Lourdes Sarmento. O ex-deputado Neto Franca (PSC) não conseguiu pontuar.

De acordo com a pesquisa, 13% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum deles e 14% não sabem ou não quiseram responder. Os eleitores do sexo masculino que votam em Cícero representam 18%. Já o eleitorado feminino representa 27%. Maranhão tem a preferência de 18% dos eleitores do sexo masculino e 20% do sexo feminino. Luciano Agra conta com os votos de 19% dos homens e 14% das mulheres. Luciano Cartaxo tem 5% de ambos os sexos. Luiz Couto tem 5% das mulheres contra 4% dos homens. Manoel Júnior tem o mesmo percentual (3%) dos dois sexos.

 

Segundo cenário
Em um segundo cenário, onde não constam os nomes de Luiz Couto, Manoel Júnior e Neto Franca, os resultados são os seguintes: Cícero Lucena (24%), José Maranhão (20%), Luciano Agra (17%), Luciano Cartaxo (7%), Major Fábio (2%), Lourdes Sarmento (1%), Ítalo Kumamoto (1%), nenhum desses (14%) e não sabem ou não responderam (15%).
Terceiro cenário
Partindo para um terceiro cenário, sem Luciano Cartaxo, Manoel Júnior e Neto Franca, o senador Cícero sobe para 25%. Maranhão se mantém com os 20%, em relação ao 2º cenário. Luciano Agra vai para 18%. Os demais: Luiz Couto (4%), Major Fábio (3%), Lourdes Sarmento (1%) e Ítalo Kumamoto (1%). Nenhum deles, 14% e não sabem ou não responderam (15%).
Quarto cenário
Quando a pesquisa é feita sem Maranhão, Cartaxo e Kumamoto, o cenário favorece Cícero, que abre 11% em relação ao 2º colocado, Luciano Agra. Pelos números, Cícero aparece com 31% e Agra com 20%. Depois vem Luiz Couto (5%), Manoel Júnior (4%), Major Fábio (3%), Lourdes Sarmento (1%) e Neto Franca (1%). Não votariam em nenhum deles (18%) e não sabem ou não souberam responder (18%).
Quinto cenário
Por último, foi feita uma projeção sem os nomes de José Maranhão, Luiz Couto e Ítalo Kumamoto. O resultado é bem parecido com o que se apresentou no quarto cenário. Em primeiro aparece Cícero (31%). Depois vem Luciano Agra (20%), Luciano Cartaxo (5%), Manoel Júnior (4%), Major Fábio (3%), Lourdes Sarmento (1%), Neto Franca (1%). Nenhum desses (18%) e não sabem ou não responderam (18%).

Do Blog com JP Online