Pesquisa Consult: Números robustos ajudam peleja de Cássio

Sérgio Botêlho

Levando-se em consideração que os números da pesquisa Consult são verdadeiros, e, não há qualquer razão para a gente pensar diferente, o senador Cássio Cunha Lima, do PSDB paraibano, lidera efetivamente a corrida pelo Palácio da Redenção.
Os números são tão robustos (Cássio – 40,80%; Ricardo – 23,90%; Veneziano – 12.15%), que, a preço de hoje, a vitória do tucano se daria ainda no primeiro turno. Não precisa dizer que o desempenho do atual governador é decepcionante.
Os números batem com a realidade exposta por quantos paraibanos transitam em Brasília, de prefeitos a deputados, de dirigentes de entidades diversas a simples eleitores, que habitualmente confirmam a dianteira de Cássio e o desgaste de Ricardo.
Ao ler os números, dá para compreender a ira dos ricardistas ao abordarem o rompimento de Cássio, exatamente pelo prejuízo eleitoral que tal rompimento traz aos socialistas que se encontram no poder paraibano.
Os números se referem a esse preciso instante. Nada mais conveniente para expressar o valor de uma pesquisa de opinião pública do que relacioná-la a uma fotografia, justamente por revelar o instante do clique.
É preciso dizer, contudo, que os números robustos a favor de Cássio devem ajudar o ex-governador paraibano em sua luta pela formação de palanque. Hoje, a mais explícita dificuldade em sua luta para voltar ao governo.
Mas, essa sua peleja deve ser facilitada. Facilitada justamente pelos números da Consult, que tem credibilidade no estado, e que, pela grandeza com que se apresenta, tende a sensibilizar apoios políticos e partidários de que tanto necessita o líder dos números, Cássio Cunha Lima.