´Pente fino´ no SUS

Ariamatea Souza

Outro bloco na praça As composições para as eleições de 2014 são um dos objetivos do bloco criado ontem pelos deputados estaduais do PP, PT e PSC.  A nova “bancada” é composta pelos deputados Daniella Ribeiro (PP), Anísio Maia (PT), Frei Anastácio (PT), Carlos Batinga (PSC), Arnaldo Monteiro (PSC) e Vituriano de Abreu (PSC). O grupo promete atuar com unidade na Assembleia Legislativa.

Avalistas O presidente estadual do PT, Rodrigo Soares; Enivaldo Ribeiro, presidente estadual do PP; e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), marcaram presença.

Abençoando “Estou muito satisfeito em começar 2013 fazendo parte de um grupo que tem tudo para trazer a diferença na atuação parlamentar em nosso Estado”, exultou Frei Anastácio.

Outra ´injeção´ O Hospital Pedro I, em Campina, vai receber uma ajuda adicional do governo estadual para tentar estancar a sua crise financeira. Basicamente toda a área ´Amarela´ do Hospital de Trauma – pacientes sem risco de morte – será transferida para o ´Pedro I´.

Sem ocupação No total, o Estado alugará cerca de 60 dos 157 leitos lá existentes, cedendo equipes para o atendimento. Atualmente, cerca de 70% dos leitos do ´Pedro I´ estão ociosos.

Reforço Para que o hospital filantrópico desfrute de um alívio ainda mais significativo seria importante a prefeitura campinense ampliar o convênio na área de obstetrícia, por sinal uma das tradições do ´Pedro I´.

Superlotação O setor de maternidade crescentemente se concentra – e superlota – o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida porque a remuneração do parto lá realizado é mais do que o dobro do que é recebido pelos hospitais conveniados.

Abaixo do custo “O SUS não cobre os custos do hospital”, resumiu dessa maneira a crise financeira o presidente do Conselho Deliberativo do ´Pedro I´, João Clementino Filho.

Números O Hospital deve atualmente algo em torno de R$ 8,5 milhões, principalmente ao Bic Banco. Os seus funcionários não recebem há dois meses – R$ 700 mil é o débito com pessoal.

Efeitos da seca O jornal Valor Econômico (SP) destacou em sua edição de ontem os reflexos da seca na região nordestina sobre uma das principais culturas agrícolas – a mandioca.

Preço nas alturas A quebra na safra já é superior a 50% e o preço da farinha já subiu em torno de 200%.

O detalhe Em Campina, o preço da farinha de mandioca já gira em torno de 5 reais o quilo.

Sem jeito O deputado estadual Branco Mendes já comunicou ao deputado Ricardo Marcelo, presidente da Assembleia Legislativa e do PEN na Paraíba, que não existe a mínima possibilidade de apoiar um candidato a governador do PMDB no próximo ano.

Pela aprovação Por falar em PEN, boa parte da bancada partidária na AL vai votar favoravelmente ao aval do Poder Executivo para a renegociação das dívidas da Cagepa.

Saudação Na tribuna do Senado, na sexta-feira, o senador Vital Filho (PMDB) saudou o ex-presidente José Sarney (PMDB) como “o mais consagrado homem público do parlamento brasileiro (…) É um homem que trouxe transparência à Casa”.

Prescreveu Já em Campina, no final de semana, após participar da missa em memória de seu pai, Vital do Rêgo, Vitalzinho reiterou que as críticas à gestão Veneziano constituem “pirotecnia com prazo de validade vencido”.

Cobrança Mais incisivo, o senador assinalou que “é preciso que a administração de Romero dê resultados. Não se governa olhando para o retrovisor”.

O detalhe A família de Vital resolveu marcar uma missa no mesmo dia (sábado) em João Pessoa. Essa, ao contrário da celebrada em Campina, contou com a presença de Veneziano. Houve uma terceira celebração, em Brasília.

Designações A juíza Agamenildes Dias Arruda Vieira Dantas é nova diretora do Fórum Criminal da Capital; o juiz Geraldo Emílio Porto assumiu a direção do Fórum Cível da Capital; o juiz Manoel Gonçalves Dantes de Abrantes é o novo diretor do Fórum Regional de Mangabeira.

Mais A juíza Conceição Marsicano de Brito Cordeiro assume a direção do Fórum de Bayeux; o juiz João Machado de Souza Júnior é o novo diretor do Fórum de Cabedelo; a juíza Ana Christina Soares Penazzi Coelho passa a dirigir o Fórum de Campina Grande; e o juiz Sérgio Moura Martins passa a comandar o Fórum de Santa Rita.

Conta-gotas O prefeito de Cacimba de Dentro, Edmilson Gomes (PSDB) – que votou em José Maranhão em 2010 – anunciou ontem apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB) em 2014.

Auditagem

A secretária de Saúde de Campina, Lúcia Derks, vai solicitar ao Ministério da Saúde a realização de uma auditoria nos contratos firmados na gestão passada entre a SMS e os hospitais credenciados pelo SUS.

Por que o Encontro da Nova Consciência não regressou para o Teatro Municipal de Campina?…