PEN, oposição e futuro

Paulo Santos

Enganou-se quem imaginava que a oposição ao governador Ricardo Coutinho (PSB) estaria completa e compacta na megafesta de filiação do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, ao PEN. O evento realizado no hotel Ouro Branco na manhã desta segunda-feira foi bastante concorrido, mas não conseguiu atrair o Partido dos Trabalhadores.

Estiveram por lá algumas estrelas oposicionistas de várias grandezas – o ex-prefeito Veneziano Vital foi a mais reluzente – e até a célula do PSDB que não reza na cartilha do Palácio da Redenção – Ruy Carneiro à frente – marcou presença.

Também de Campina Grande desembarcou, na festa, o presidente estadual do PP, ex-deputado Enivaldo Ribeiro. O PT, até aonde a vista alcança, acredita que tem razões de sobra para estar amuado, sentindo-se traído com a escolha de Agra pela legenda do PEN. A atitude, porém, só demonstra que o PT queria Agra submisso aos seus interesses.

Independente desses amuos, o PEN tratou de dar caráter hollywoodiano à chegada de Agra, tratando-o como celebridade, talvez embalado pelo repentino sucesso obtido pelo então Prefeito na disputa municipal do ano passado, quando foi considerado tão vencedor quanto o próprio prefeito eleito Luciano Cartaxo.

Ninguém duvide de que o PEN e Agra compreenderam perfeitamente a dimensão desse abraço desta segunda-feira. O quadro político não sofre alterações, por enquanto, mas deve reservar muitas surpresas no futuro tendo em vista os níveis de entendimento, tão prósperos quanto silenciosos.

Agra deu uma demonstração de sabedoria quando, nesse gesto de filiação, buscou abrigo numa legenda livre de radicalismo, privilegiando o diálogo ao sectarismo, mais afeito às conversas do que aos dogmas. E deixou claro que sua composição, em 2012, foi com Luciano Cartaxo e não com o PT.

Ricardo Marcelo também compreendeu a dimensão de Agra como liderança emergente, pois viu nele potencial eleitoral superior a muitos que o rodeiam e até detêm mandatos, mas deve ter essas observações para consumo interno a fim de não criar arestas que causem prejuízos irreparáveis.

O PMDB também compreende que o PEN, com Luciano Agra, é um potencial satélite, que criará robustez à medida em que o calendário eleitoral avança em direção a outubro de 2014. Veneziano sabe o quanto vai necessitar de aliados que possam auxilia-lo na tarefa de bombardear o atual ocupante do Palácio da Redenção.

DOENTE
Circularam rumores em João Pessoa, nesta segunda-feira, de que uma legendária figura da política paraibana estaria com sério problema de saúde. Exames mais detalhados, nos próximos dias, dirão se as suspeitas têm – ou não – fundamento.

ASSEMBLEIA
Há muito se anunciou que novo prédio para abrigar a Assembleia Legislativa da Paraíba poderia ser erguido nas proximidades do Centro de Convenções, ainda em construção. Agora correm rumores de que a nova Casa Epitácio Pessoa pode ser construído no terreno onde funcionou a antiga FAC, na rua das Trincheiras. A área pertence ao Estado.