PCB desiste de participar das eleições na PB

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) desistiu de participar do processo eleitoral na Paraíba em 2012. Em nota, a sigla esclarece que a direção nacional explica que a comissão no Estado foi dissolvida jurídica e politicamente em 2011 por reiteradas transgressões à linha política partidária e por fazer da legenda uma plataforma para projetos pessoais.

No documento o PCB lamenta o ocorrido e di que “A Comissão Política Nacional (CPN) do PCB autorizou recentemente um grupo de militantes comunistas paraibanos a construir a União da Juventude Comunista (UJC) e reconstruir o Partido no Estado, com autonomia para adotar decisões locais, na linha política do XIV Congresso do Partido e de suas Conferências Políticas Nacionais

Leia a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA SOBRE O PCB NO ESTADO DA PARAÍBA

(Comissão Política Nacional do PCB)

Em junho de 2011, a direção nacional do PCB dissolveu jurídica e politicamente a Comissão Diretora Regional Provisória do Partido no Estado da Paraíba, por reiteradas transgressões à linha política partidária e por fazer da legenda uma plataforma para projetos pessoais. Quando da dissolução, o mandato da Comissão já estava vencido.

Com a dissolução do órgão regional, foram desabilitados todos os órgãos municipais e todas as filiações cartoriais no Estado, fato já comunicado oficialmente ao TRE. Assim sendo, o PCB não participará, em qualquer hipótese, das eleições de 2012 em nenhum município paraibano.

A Comissão Política Nacional (CPN) do PCB autorizou recentemente um grupo de militantes comunistas paraibanos a construir a União da Juventude Comunista (UJC) e reconstruir o Partido no Estado, com autonomia para adotar decisões locais, na linha política do XIV Congresso do Partido e de suas Conferências Políticas Nacionais.

A CPN orienta esses camaradas a incentivarem a unidade de ação nas lutas populares com as organizações que nacionalmente vem dialogando com o PCB, para além do processo eleitoral, na perspectiva da frente anticapitalista e anti-imperialista.

Partido Comunista Brasileiro

Comissão Política Nacional

04 de maio de 2012