As cinco prioridades traçadas em nome do ‘Pacto da Unidade da Paraíba’ foram apresentadas ontem à noite pelos parlamentares do grupo de trabalho ao restante da bancada federal paraibana, em Brasília. Todas as propostas, elencadas em consonância com o governo do Estado, foram mantidas e vão ser apresentadas agora à presidente Dilma Rousseff (PT) durante audiência cuja data ainda não foi marcada.
As prioridades definidas na semana passada e mantidas na reunião de ontem foram as seguintes: reforma e ampliação do Porto de Cabedelo; implantação da Zona de Processamento de Exportação Santa Rita; construção do ramal da Ferrovia Transnordestina; instalação da Zona Franca do Semiárido; e liberação das emendas de bancada, com foco na duplicação da alça noroeste de Campina Grande.
O deputado Ruy Carneiro (PSDB) faz parte dos cinco membros do grupo de trabalho, sendo ainda um dos incentivadores do pacto. Segundo o parlamentar, as propostas elencadas que serão levadas à presidente foram amplamente discutidas pela bancada e pelo governo do Estado. “A primeira fase desse trabalho se encerrou com a escolha dos pontos. Todo mundo teve chance de expor suas posições. Ou seja, de um lado, Ricardo Barbosa (secretário-executivo das Obras do PAC) já havia mostrado as cinco prioridades ao governador Ricardo Coutinho (PSB). Agora, o mesmo foi feito com a bancada”, ressaltou.
O tucano explicou que para marcar uma audiência com a presidenteé necessário oficializar uma pauta. O governador Ricardo Coutinho (PSB) já havia feito o pedido de reunião com Dilma Rousseff e agora, com os pontos elencados, é mais fácil definir uma data para o encontro.
Ainda de acordo com Ruy, a segunda fase do ‘Pacto’ consiste em enumerar outros pleitos, menos prioritários do que os cinco primeiros. “Para ganhar tempo, vou mandar para o gabinete de cada parlamentar da bancada um documento para que outros pleitos sejam inseridos. Isso será feito após a audiência com Dilma”, explicou.
Do Blog com Paraíba1