Passagens secretas são usadas nas Casas Legislativas

Na Assembleia Legislativa se encontra a passagem “secreta” mais conhecida dentre os prédios que abrigam os poderes. A passagem liga a presidência da Casa, no térreo, à Secretaria Legislativa, que fica no andar do subsolo, permitindo ao presidente ter acesso também aos corredores que levam ao plenário José Marques Mariz, departamentos das comissões e outras dependências. Acontece que a passagem, hoje, não é nada secreta, pois sabendo que o presidente chegou à Assembleia, já há populares que ficam na porta da Secretaria Legislativa esperando para abordá-lo.

De acordo com funcionários da Casa, antigamente, quando a passagem era de fato secreta, levara diretamente da garagem ao gabinete da presidência. A Secretaria Legislativa, nessa época, era no térreo. Mas com as várias reformas pelas quais passou a sede do Legislativo, especialmente nas gestões do então presidente Nominando Diniz (hoje conselheiro do TCE) e de Rômulo Gouveia (atual vice-governador do Estado) a passagem passou a desembocar na atual Secretaria Legislativa, área onde, antes, ficava a gráfica e a garagem da Assembleia.

A segurança do presidente, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), é feita por cerca de três oficiais da Polícia Militar (dois majores e um sargento) e um segurança civil, que trabalham em escala de revezamento.

Na Câmara Municipal de João Pessoa há uma passagem alternativa que evita de o presidente Durval Ferreira (PP) passar na sala de espera para entrar em seu gabinete.

Do Blog com JP Online