Polêmicas

Partido dos Trabalhadores defende o fim do financiamento privado nas eleições

AF - fimanciamento B 90x160 cm

Em entrevista à imprensa paraibana nesta segunda-feira (13) o presidente do Partido dos Trabalhadores no Estado da Paraíba, Rodrigo Soares, falou sobre a proposta de reforma política apresentada nacionalmente pela legenda, que entre outros pontos, defende o fim do financiamento privado nas eleições.

O presidente do PT paraibano lembra que a discussão da reforma política não pode acontecer em torno de um só partido. “Nosso projeto defende a realização de uma assembléia nacional para fazer a reforma política, com a eleição de parlamentares representantes do povo exclusivamente para este debate”, disse. “Com isso, aprofundamos a democracia brasileira através de um amplo debate com participação efetiva da sociedade. Você tira o interesse daquele que está com o mandato”, explicou.

Além do fim do financiamento privado de campanha para inibir a corrupção, a criação de uma assembléia geral com representantes da sociedade, a proposta apresentada ao país pelo Partido dos Trabalhadores prevê voto em lista preordenada para os parlamentos, para que sejam valorizados os compromissos com os programas partidários e aumento compulsório da participação feminina nas candidaturas. “O PT já aprovou a paridade entre homens e mulheres em todos seus espaços, queremos que este seja também uma prática na política do nosso país”, disse Rodrigo Soares.

Para que a proposta de reforma política seja reconhecida como um projeto de iniciativa popular, é necessário coletar, no mínimo, 1,4 milhões de assinaturas. O objetivo do Partido dos Trabalhadores é atingir 1,5 milhões de assinaturas.