O discurso no plenário da Câmara dos Deputados rapidamente se transforma em uma encorpada matéria com direito a fotografia em um informativo que leva o nome do parlamentar. Encartes que divulgam a atividade legislativa são distribuídos em gabinetes e nos estados de forma a mostrar a participação no Congresso. Nas redes sociais, seguidores são respondidos prontamente em nome dos políticos. Para bancar essa propagação, foram gastos R$ 59,2 milhões nos últimos 18 meses.
Apresentar ao eleitor o trabalho desenvolvido no Congresso se transformou em um hábito para os parlamentares. De olho em mostrar a representatividade na Casa é que a maioria deles aumentou o gasto médio mensal com a divulgação em 2014 em relação a 2013. Levantamento do Correio com base no Portal da Transparência da Câmara revela que os 10 congressistas que mais gastaram com a verba são candidatos à reeleição ou concorrem a uma vaga ao governo nos estados. Deles, seis intensificaram o gasto médio mensal da verba pública em 2014 na comparação com o valor declarado no ano passado.
Líder em gastos, o deputado federal César Halum (PRB-TO) pagou R$ 311 mil em 2013 para levar ao conhecimento do eleitorado a participação dele no Congresso. Pelo menos 11 empresas repartiram a bolada nos 12 meses do ano. De janeiro a junho deste ano, foram mais R$ 155 mil, somando R$ 466 mil nos 18 meses. Sócio de uma das agências de publicidade que prestam serviço ao parlamentar, Danilo Ferreira fez informativos, monitorou o site oficial, interagiu com os eleitores pelas redes sociais do deputado que tenta, pela primeira vez, se reeleger à cadeira na Câmara. Por meio da assessoria de imprensa, o parlamentar esclareceu que os gastos se limitam a divulgar o trabalho dele.
Correio Braziliense