Veja a sua trajetória

PARAÍBA NO PODER: com votação histórica, Hugo Motta é eleito presidente da Câmara e se torna o mais jovem a ocupar o cargo

Favorito na disputa, Motta consolidou sua vitória com o apoio de uma ampla coalizão de 18 partidos, que somam 495 dos 513 deputados.

PARAÍBA NO PODER: com votação histórica, Hugo Motta é eleito presidente da Câmara e se torna o mais jovem a ocupar o cargo

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito, neste sábado (1º), presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2027 com 444 votos. Aos 35 anos, ele se torna o parlamentar mais jovem da história a assumir o comando da Casa.

Favorito na disputa, Motta consolidou sua vitória com o apoio de uma ampla coalizão de 18 partidos, que somam 495 dos 513 deputados. A aliança garantiu uma eleição tranquila, após os principais adversários, Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA), desistirem da corrida diante da força política do paraibano.

Trajetória política

Natural de Patos, no sertão da Paraíba, Hugo Motta vem de uma família tradicional na política. Ele iniciou sua carreira aos 21 anos, quando foi eleito deputado federal em 2010, com mais de 86 mil votos, impulsionado pelo legado de sua avó, a deputada estadual Francisca Motta, que atualmente cumpre seu sexto mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Desde então, Motta construiu uma trajetória de influência dentro da Câmara. Filiado ao Republicanos desde 2019, foi líder da sigla na Casa e atuou em pautas estratégicas, ganhando a confiança de diversas bancadas. Seu pai, Nabor Wanderley, também do Republicanos, é prefeito de Patos, reforçando o peso político da família na região.

Agora, à frente da presidência da Câmara, Hugo Motta terá a missão de conduzir as pautas do Legislativo em um cenário de desafios políticos e econômicos para o país.