Para maior glória de Deus

Marcos Tavares

Os jesuítas são os intelectuais da Igreja. Desde sua fundação, a Ordem tem se dedicado ao estudo e à educação, bem como tem sido um esteio na evangelização como foram os jesuítas na América Latina. Portanto, é bom não se encher de expectativa com o novo Papa Francisco, pois também os jesuítas são famosos pela sua obediência cega aos cânones da Igreja e sua disciplina férrea. Francisco deve mudar a Igreja sim, mas mudá-la não no aspecto doutrinário e sim no comportamental sem que isso cause traumas profundos nem mostre uma Igreja diferente no trato das grandes questões.

Legalização do aborto e união homoafetivas não estão na pauta dessa nova igreja comandada por um austero jesuíta que fez da pobreza sua vocação. Nesse ponto foi uma derrota acachapante para a Cúria Romana acostumada à pompa e aos jogos do poder. Francisco deve lentamente ir trocando nomes até que da velha e arcaica estrutura montada no Vaticano, responsável por escândalos, só reste a lembrança. Não será uma tarefa imediata, pois o gigantismo da Igreja faz com que ela se mova lentamente para os padrões do mundo em que vivemos.

Um Papa sul-americano foi o reconhecimento de que aqui o catolicismo ainda é a religião dominante. Seria um esforço para manter universal uma Igreja que cada dia perde mais adeptos tragados pela modernidade do mundo. Uma opção pelos pobres num continente onde a pobreza é endêmica deve vir junto de ações que mostrem que a Igreja saiu do discurso simples e enveredou pela prática. Enfim, Francisco é o Papa que temos e com quem contamos para revigorar uma estrutura secular, fazê-la contemporânea do seu tempo sem perder a tradição onde está ancorada.

Espaço

Fica cada vez mais difícil para o ex-prefeito Agra definir onde vai abrigar-se e principalmente abrigar seus sonhos. É que Agra, motivado pela sua performance na vitória de Cartaxo não aceitaria entrar como soldado em qualquer partido.

Ele só entraria numa dessas agremiações com a certeza do prestígio e, sobretudo de uma vaga na chapa majoritária. Como esses espaços são poucos e muito desejados, Agra peregrina de legenda em legenda, mas ainda não encontrou seu espaço.

E não encontra com facilidade, pois aonde aterrissar tem um correligionário mais antigo na casa já com as contas feitas e a certeza de que vai figurar na cabeça de chapa.

Sedento

Maranhão afirmou que não se deve dizer “dessa água não beberei” ao ser questionado se pretende se candidatar a governador no pleito de 2014.

Para quem conhece Maranhão, é bom ficar de orelha em pé, pois já há quem diga que ele insiste tanto no nome de Veneziano Vital porque sabe que lhe falta densidade e que na undécima hora ele seria ungido o candidato do partido.

É sempre bom lembrar que Maranhão manda no PMDB da Paraíba onde sua palavra é lei.

Fama

Francisco, o novo Papa já experimenta os dissabores da fama. Na Argentina foi publicado um livro que insinua relações entre o ex-cardeal e a ditadura.

Não existem provas reais, mas a dúvida já foi lançada.

Atrasos

As escolas públicas – básicas, médias e a universidade – estão se tornando inviáveis por conta das seguidas greves.

O ano letivo fica mutilado e o curso se prolonga indefinidamente.

Planos

Esperava-se que os Planos de Cargo e Carreiras, feitos no Governo Cássio dessem um fim a essa novela, mas o não cumprimento de cláusulas dos próprios planos é o argumento de categorias em greve.

Miau

O deputado Gervásio Maia irritou-se – justamente – com a Energisa que foi procurar um “gato” em sua residência e acabou deixando-o sem energia. Teve um lado positivo. Experimentar na pele o que os moradores de subúrbios vivem diariamente.

Festivo

Erra quem pensa que a saúde municipal anda mal. Está tão boa que pacientes do Santa Isabel fazem bailes “funk” nas enfermarias.

Cansados de terem pequenas cirurgias proteladas, eles caíram na farra.

Recompensa

A nossa Segurança admitiu sua incapacidade em resolver os sequestros. Secretário anuncia prêmio de R$ 20 mil para quem informar o paradeiro de Rebecca ou Fernanda Ellen.

Frases…

Otimizando – É impossível ser otimista quando não se sabe o que é ótimo.

Adiando – Não há melhor momento que hoje para adiar para amanhã o que você não pretende fazer.

Dominical – O Papa é novo, mas a segunda é a velha segunda.