Arimatea Sousa
Erros na origem
O senador Vital Filho (PMDB) criticou a gestão do ex-presidente Lula no que diz respeito às obras de transposição do Rio São Francisco: “Começou errada a obra, com uma linha de procedimentos que foi toda revista pelo Tribunal de Contas da União”.
Desgarrando-se
Na ruidosa e prolongada votação da medida provisória dos Portos, esta semana, na Câmara Federal, o deputado Wilson Filho (PB) não acompanhou a orientação da liderança do PMDB.
Mais 4 anos
Cinco diretórios estaduais do PSD – inclusive o da Paraíba – já se posicionaram favoravelmente à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Prioridade?
Dos 5.565 municípios existentes no Brasil, 2.181 não têm plano municipal de Educação, conforme o IBGE.
O número representa 39% das cidades do País.
Rolagem
Sem muito alarde, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória 589, que facilita o refinanciamento de débitos de estados, municípios e do Distrito Federal com a Previdência e o Pasep.
O total desses débitos – até 2012 – somava R$ 11,3 bilhões.
Esticada
O novo escalonamento de débitos sobe de 180 para 240 meses e inclui dívidas contraídas até 28 de fevereiro deste ano.
O detalhe
Apenas 12% dos municípios brasileiros não têm dívidas previdenciárias.
Reciclagem
Realização de cursos à distância para filiados.
Eis a prioridade da Fundação Ulysses Guimarães (ligada ao PMDB), que desde a quinta-feira passou a ser presidida na Paraíba pelo deputado Ranieri Paulino.
Insistência
Aliás, quando da posse de Ranieri, o presidente nacional da entidade, ex-ministro Eliseu Padilha, avisou que a sua corrente no PMDB, apesar de ser minoritária, vai continuar insistindo na tecla da candidatura própria a presidente.
Chavão
Eliseu lançou mão de um velho bordão para respaldar a sua tese: “Time que não entra em campo a torcida começa a torcer por outro. E daqui a pouco não tem mais torcida. Na política não é diferente: quem não participa do projeto majoritário acaba perdendo adeptos e tamanho”.
Imortal
A advogada e escritora Mabel Amorim foi eleita para ocupar a cadeira de número 9 da Academia de Letras de Campina Grande, cujo patrono é Clementino Procópio.
Ele sucederá Déa Cruz, falecida em dezembro de 2011.
Evidente
Ao informar que a Procuradoria Geral do Município ingressou na Justiça para tentar manter o convênio para a construção de 300 cisternas – inviabilizado pela ausência da assinatura do ex-prefeito Veneziano -, a Coordenação de Comunicação da PMCG sublinhou que “ficou clara a falta de espírito público e a quebra da impessoalidade administrativa por parte do ex-prefeito”.
Da boca de…
“… Ricardo Coutinho trata com discriminação os prefeitos que ele não consegue cooptar…” (Luciano Agra, ex-prefeito da Capital).
´Réquiem´
Apenas mudou a cidade. Quinze meses depois, pela terceira vez, estou avistando um corpo umidificado, no crepúsculo da tarde – e da convivência.
Meu irmão mais velho (Manoel) se foi. É como se eu tivesse que bater continência ao tempo entre lágrimas.
Semelhança
Ele era a reprodução visual mais fidedigna e mais próxima do meu pai.
Dele também herdou a rigidez comportamental, potencializada pela formação nas forças armadas.
Singeleza
Após passar para a reserva, Manoel intensificou os seus hábitos de uma rotina simples: a leitura incessante de jornais e revistas, só abandonada pelo cultivo de seu lazer mais arraigado: palavras cruzadas.
Legado
“Os nossos valores são os seus frutos”, proclamou o filho Cláudio, no rito final da despedida sem volta.
“Vai com Deus”, escreveu em forma de prece o seu irmão André.
Bônus
Na adolescência aprendi – e desfrutei – que ser o ´caçula´ de uma família significava cuidados, concessões, atenção e carinhos adicionais.
Impotente testemunho
Na idade adulta, descubro o outro lado do último filho´, via de regra: cabe contemplar os galhos dessa árvore chamada família se despregarem rumo à terra, materializando os ensinamentos de Jó: ´do pó viemos, e ao pó voltaremos´.
É a sensação de uma espécie de outono periódico, sem perspectiva de primavera.
O pior de tudo, é que a proximidade das perdas sequer tem me permitido transformar dor em saudade.
Qual o ´cardápio´ ficou reservado para Santiago no jantar de Cássio e Ricardo?…