Os riscos da insubordinação

foto

Arimatea Souza

Petista ´espana´ socialistas
O deputado Anísio Maia (PT) ocupou ontem a tribuna da Assembleia Legislativa para ´detonar´ o PSB, tendo como mote inicial o programa gratuito no rádio e na TV, levado ao ar na última quinta-feira pelos socialistas.
“O recado dado pelo governador Eduardo Campos (PSB-PE) é de que ele pode ser a alternativa viável da direita”, acentuou o petista, para emendar: “A máscara caiu. O jogo deles é esse”.

Alvo preferido
Anísio também fustigou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, assinalando que “ele não faz outra coisa que não seja boicotar o governo e prejudicar a gestão da presidente Dilma”.

Mas esqueceram…
… De avisar a Maia que Fernando Bezerra está ´com um pé´ no PT, conforme informou no final de semana o ´Estadão´, a partir de um convite que teria sido feito pela própria presidente Dilma.

Outra fonte
“O ministro Fernando Bezerra, que caiu nas graças da presidente, já teria admitido sair do PSB em conversa com a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais)”, reforçou ´O Globo´.

Convocação
José Maranhão, presidente do PMDB/PB, convocou a Comissão Executiva para uma reunião na próxima segunda-feira, às 10h, na sede do Partido, em João Pessoa.
O objetivo é definir a agenda de encontros regionais nos municípios ´pólos´.

Duas vagas
Zé disse ontem que o PMDB vai indicar na chapa majoritária de 2014 os candidatos a governador e ao Senado.

Da boca de…
“… Acho muito prematuro falar sobre qual candidato (a governador) apoiaremos…” (deputado Arnaldo Monteiro, do PSC).

´Noivado´
O deputado federal Major Fábio assinou o ´termo de proposta de filiação da Mobilização Democrática (MD33)´.

O detalhe
Fábio tem o compromisso de ser candidato o governador pelo novo partido.

Afunilamento
O presidente do PT/PB, Rodrigo Soares, disse ontem que espera “nas próximas semanas” concluir o processo de filiação à legenda do ex-prefeito pessoense Luciano Agra.

´Carbono´
A investigação policial apontou que os ´espertos´ tiveram acesso ao apartamento com uma cópia da chave.

Pulsação
“Foi uma boa troca de experiências, uma ótima conversa”.
Avaliação do senador Cícero Lucena (PSDB) sobre a conversa de anteontem com Luciano Agra.

Sem trégua
“Talvez o que foi discutido não pudesse ser discutido de portas abertas”.
Cutucada posterior do governador Ricardo Coutinho acerca do caráter ´reservado´ do encontro de Lucena e Agra.

Da boca de…
“… O PT envelheceu, e muito…” (senador Cássio, na tribuna do Senado).

Preliminar
As reflexões que seguem não pretendem avançar no mérito das reivindicações dos professores em greve da UEPB, mas sim se debruçar sobre a decisão judicial que julgou ilegal a longa mobilização da categoria.

Resgate
A decisão do TJ – unânime – foi no sentido de considerar a paralisação ilegal, determinar o retorno imediato às atividades regulares, com a fixação de uma multa diária de R$ 10 mil para o eventual descumprimento.

Resumo
Salvo mais abalizado entendimento jurídico – até porque essa não é a ´minha praia´ -, a essência da decisão é: ponto final na greve.

Radicalização
A decisão da categoria, puxada pela Aduepb, de insistir no movimento e ´bancar´ a multa diária carrega – com todas as vênias e limitação de interpretação – um equívoco de avaliação do comando da greve, que pode se desdobrar num endurecimento por parte do Judiciário.

Não é poupança
Quando a Justiça fixa determinado valor para uma multa decorrente da desobediência de suas decisões, não está embutida nisso a intenção de testar a disposição de desembolso da parte contrariada, muito menos aferir a sua capacidade financeira.

Agravamento
Sendo assim, nada impede que esse ´remédio pecuniário´ seja elevado, ou que outras medidas coercitivas sejam adotadas para que se respeitem as decisões do Judiciário.
Abismo aberto

Nesse leque de alternativas legais, pode-se chegar ao extremo da detenção do timoneiro dessa insubordinação.
Enfim, a Associação dos Docentes decidiu pagar pra ver.

…”O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra” (Aristóteles). Parabéns, trabalhador!…