As ações da Operação Lei Seca serão intensificadas neste fim de semana em toda a Paraíba em vista dos eventos festivos e do grande feluxo de veículos durante o mês de janeiro. A operação é coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) e conta com apoio da Polícia Militar e do Departamento de Estrada de Rodagem (DER).
De acordo com o Detran, equipes realizam blitze diariamente em diversos pontos do Estado, mas nos fins de semana o trabalho é reforçado para evitar abusos e coibir o uso de bebida alcóolica por parte dos motoristas.
O dono do veículo em que for pego um condutor dirigindo alcoolizado deverá pagar uma multa de R$ 1.930. Além disso, o condutor deverá responder a um processo administrativo para a cassação da Carteira de Habilitação por um ano. Em caso de reincidência, o dono do veículo pagará uma multa de R$ 3.860 e o condutor responderá a um processo administrativo para a cassação da habilitação por dois anos.
Balanço
Em 2014, 2.618 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. O mês em que houve o maior número de ocorrências foi março, com 367 flagrantes, seguido por fevereiro (349) e janeiro (303). Foram realizados, ao longo de 2014, 45.089 abordagens e 44.994 testes de bafômetro.
Segundo o balanço, foram aplicados 5.039 autos de infração por diversas irregularidades. O Detran ainda realizou a remoção de 1.605 veículos e conduziu até a delegacia 133 condutores por crime de trânsito. Ainda no período de janeiro a dezembro de 2014, 2.274 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação apreendida.
com Assessoria