Operação Gabarito apura fraudes em concursos

Cerca de 50 policiais civis, seis servidores da CGU, além de promotores de Justiça deflagraram na manhã desta segunda-feira (18) a Operação Gabarito, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de fraudes a licitações e a concursos públicos. A Operação está sendo realizada em Caldas Brandao, Guarabira e João Pessoa.

Segundo informações da Polícia Civil, o objetivo é cumprir seis mandados de busca e quatro de prisão expedidos pela Justiça estadual de Gurinhém. Todos os mandados de prisão já foram cumpridos e as buscas também estão sendo cumpridas com a apreensão de dinheiro e documentos.

A Polícia Civil informou que já foram detidos o dono da empresa Metta e os integrantes da comissão de Licitação da prefeitura de Caldas Brandão. Além das fraudes a licitação, ocorria fraudes na operacionalzação de concurso público, havendo pagamento de propinas e troca dos gabaritos, fazendo o candidato passar no concurso de maneira ilegal. Por essa razão, todos os procedimentos de 2011 e 2012 da prefeitura de Caldas Brandão serão investigados, como também todos os contratos que beneficiaram a Metta Concursos para a relaização de concursos públicos.

Segundo reportagem exibida ontem pelo Fantástico, da TV Globo, a maior parte das fraudes acontece nos concursos municipais. Prefeitos e vereadores contratam uma empresa para organizar a prova e indicam os candidatos que eles querem ver aprovados.

Do Blog com JP OnLine