O voto, a corrupção e o futuro do Brasil. É hora de refletir !

Por Rui Galdino Filho 

A história conta que desde o descobrimento do Brasil, o nosso querido e amado país vem sendo explorado, roubado e vilipendiado por todo esse tempo. E olhe que já faz 513 anos que o nosso Brasil vem sendo roubado por tudo que é de gente !

Ô país rico ! Pois, apesar de tudo e de toda safadeza e roubalheira, ainda tem imensos recursos naturais, uma natureza exuberante, um povo  alegre e acolhedor, uma geografia diversificada, e muito dinheiro no caixa, etc, etc…

A princípio fomos colonizados e explorados pelos portugueses, porém, é bom lembrar, que aqui já existiam os índios que cuidavam e viviam da terra e que não tinham práticas corruptas.

Quando o “branco” chegou e começou a explorar, aí sim, começou o desenvolvimento e também a corrupção em todos os níveis. Os “negros” trazidos da África e de outros recantos, também não tinham práticas corruptas, eram trabalhadores e foram extremamente escravizados.

Então, o Brasil teve a seguinte formação de seu povo: os índios, que não gostavam muito de trabalhar e faziam apenas o básico para sobreviver; os negros que eram trabalhadores, mas, viviam escravizados e discriminados; e os “brancos”, que foram os descobridores e verdadeiros exploradores de tudo, também trabalhavam, porém, gostavam de facilidades, mulheres, orgias, farras, terras, comércio, poder e dinheiro. E foi aí onde começou toda safadeza e corrupção brasileira.

 

Índios, negros e brancos, hoje somos todos nós brasileiros, ou seja, formamos a nação brasileira. Porém, quem trouxe a corrupção para o Brasil e a fez crescer e se desenvolver foram os brancos. Índios e negros a princípio sempre foram vítimas dos brancos, e isso, não foi apenas no Brasil, foi também em várias outras partes do mundo, que nos diga lá do céu, o saudoso Nelson Mandela.

 

Hoje, 513 anos depois, a coisa está bastante diferente, avançamos bastante em tudo, inclusive na corrupção. Como disse no início, o nosso Brasil apesar de toda roubalheira e safadeza, ainda é um país rico e de um povo maravilhoso.

 

Já disseram que o Brasil não é um país sério. Sabemos que a nossa fama lá fora quando se fala em corrupção, é a pior possível. Sabemos também, que quando se fala em impunidade temos uma nota reprovável. Até quando ? Você não acha que tudo tem um limite ?

 

Na verdade o culpado de tudo isso somos todos nós brasileiros. Se fomos nós que bagunçamos o “corete”, e que permitimos que a corrupção e impunidade se alastrassem por todo o país, somos nós que deveremos resolver tudo isso. E temos que resolver sim, não é possível mais continuar dessa forma, vendo e ouvindo tudo, e fazendo de conta que somos cegos, surdos e mudos.

 

Em vários países, a coisa foi resolvida na bala e no sangue. Verdadeiras revoluções sangrentas aconteceram e ainda acontece nos tempos atuais. Porém, no Brasil acho que não precisamos de chegar a esse ponto ! Pois aqui, temos um povo ordeiro, pacífico, amável e tolerante. Aqui conquistamos a nossa democracia que é uma das melhores do mundo atual, e aqui também temos uma arma poderosíssima que se for bem detonada resolve tudo rapidamente: O VOTO.

 

Isso mesmo, o VOTO do povo brasileiro é universal e secreto. Apesar de está sendo bastante manipulado e comercializado nos últimos tempos, o VOTO sem dúvida é a nossa grande arma. Aliás, é a única arma que deram ao povo e este povo ainda não está sabendo utilizar. Tenho até medo de explicitar isso, pois, se as classes dominantes, para não dizer “corruptas”, notarem que o povo vai fazer uso do VOTO como deveria, é capaz de criarem situações para que voltemos a uma ditadura.

 

Gente ! A cada R$ 10,00 ( dez reais ) do dinheiro da nação brasileira, R$ 4,00 ( quatro reais ) sai pelo ralo da corrupção. Hoje o roubo tem um nome diferente: DESVIO DE VERBAS. É muito dinheiro sendo desviado e roubado, e isso, já acontece a muito tempo. É por isso, que não temos uma educação e saúde de qualidade, emprego justo, segurança adequada, etc.

 

E quem faz a corrupção no Brasil nos dias de hoje ? Será que é o índio, que hoje está até mudando de cor ? Será que é o negro, que já está liberto ? Será que o branco ? Na verdade somos todos NÓS, mestiço povo brasileiro. Nós somos responsáveis pelo nosso destino. Se as coisas chegaram a esse ponto, é por que nós permitimos.

 

E permitimos com a nossa benevolência, mansidão, omissão e muitas vezes com nossas ações. Porém, tudo tem seu tempo. Acho que em 2013 começamos a entender tudo isso, fomos as ruas para protestar e este ano ano vamos de novo para mudar. Gente, este ano tem eleição ! Taí uma grande oportunidade para fazer valer o VOTO, a nossa arma, a nossa verdadeira soberania.

 

Cuidado !!! Não vamos nos deixar enganar mais uma vez. Cuidado com os belos programas eleitorais. Cuidado com as promessas que vem de novo. Cuidado com o São João, São Pedro, Copa do Mundo e outros fatos que possam nos deixar felizes e acomodados.  CUIDADO !!!

 

Em outubro deste ano, teremos uma grande chance de mudar tudo isso. Vamos VOTAR diferente. Vamos passar uma régua e VOTAR em novos candidatos, vamos fazer uma renovação total, o “câncer da nossa representação política”deve ser extirpado na sua integralidade, não vamos deixar raízes, elas podem contaminar os novos eleitos.

 

Vamos lutar também para que não haja mais reeleição em todos os níveis, e aí acabaremos com os políticos carreiristas e profissionais e por lei a renovação será obrigatória e periódica. Vamos lutar para unificar as eleições com mandatos de 05 anos, vamos lutar ainda para acabar com a figura dos suplentes, com a indicação de ministros e conselheiros de cortes superiores por políticos, etc. 

 

Em 2014 teremos a grande chance e oportunidade de iniciar as verdadeiras mudanças que o Brasil e os brasileiros precisam. Vamos dar chance aos novos candidatos, pois, os velhos políticos já sabemos o que eles fizeram. Está em nossas mãos, através do VOTO o nosso futuro. Não venda e nem negocie o seu voto, se alguém tentar lhe comprar, receba o dinheiro que é seu mesmo, e vote contra, vote diferente, vote pelo Brasil melhor.

 

Lembre-se: Para que exista a corrupção, tem que existir o corruptor e o corrupto. Não pense apenas no agora, pense também no futuro dos seus filhos e netos. Pense ainda no seu futuro, nada está perdido ! Porém, se você não pensar e VOTAR diferente, depois não reclame e nem chore o leite derramado ! Aguente tudo caladinho, ok ! VIVA O BRASIL !!!

 

Rui Galdino Filho

Advogado e Comentarista.