O urso de Pelúcia

fotoMarcos Tavares

Diz o ditado que quem não foi comunista até os 18 anos era idiota. E quem continua depois dos 18 também é. Sou da geração que pendia para a esquerda e todo primeiro de maio a gente enchia os olhos com o desfile da Praça Vermelha, aqueles velhos sisudos e encasacados olhando na tribuna de honra os foguetes enormes que ostentavam o poder da URSS, poder esse que todos achávamos inatingível. Ledo engano. Gorbachev e Yeltsin desnudaram a pobre União Soviética e o que se viu foi um universo carcomido pela burocracia, pelas intrigas, estagnado na própria lama do seu charco.

Excetuando-se o poderio militar faltava tudo na antiga URSS, de comida a roupa, de medicamentos e uma tecnologia de ponta muito embora os russos tivessem alcançado alguns louros no início da corrida espacial. O país sonhado por Lenine e forjado pelo terror de Stalin começou a cair quando foi entregue à velha burocracia do partido, corrupta e ineficiente, ultrapassada e ineficaz que tinha no terror a sua única forma de manter-se no governo e manter para si própria a ilusão de uma grande potência.

A Rússia estava enfraquecida economicamente e pelo isolacionismo que se impôs. Sua indústria era sucateada e o impedimento de avanços pessoais em nome do coletivo inibia o crescimento. Não que o capitalismo seja a oitava maravilha do mundo, mas o comunismo russo estava mais para czarismo que para o marxismo. A Rússia implodiu de dentro para fora e deixou uma herança de pequenos países de economia débil que até hoje não conseguem fazer crescer o Leste Europeu.

Partido
Notícias finalmente dão conta de que o ex-prefeito Agra ingressaria na legenda do PT e para isso esperava apenas uma visita do presidente nacional da sigla.
Acho que Agra pensou mal. O PT paraibano é famoso pelas suas divisões internas e pelas constantes brigas entre grupos rivais. Agra, desembarcando como noviço e já com pretensões para entrar na chapa majoritária, com certeza vai se chocar com desejos ocultos já existentes na legenda.
E como tradicionalmente o PT lava a roupa suja às vistas de todos, vem barulho por aí. Com Agra no centro da festa.

Números
Atualmente o melhor cabo eleitoral da oposição contra Dilma é a inflação. Por isso o governo teme tanto que os preços disparem e saiam do seu controle, levantando assim a bandeira tucana que vai lembrar que foi FHC quem domou a inflação.
Assim sendo, vale tudo. De subida de taxas de juros a maquiagem de números para que a imagem de Dilma não balance publicamente antes da eleição.

Recuo

A comoção nacional e a grita da imprensa fez abortar a medida que tramitava no Congresso e que pretendia liberar os suspeitos do mensalão.
O Congresso queria cassar os poderes finalizantes do STF.

Visita
Enfim uma providência. Depois de anos de denúncia, CRM e MP fazem uma vista ao Hospital da Unimed.
Não devem ter encontrado nada de regular naquele caos que é o atendimento do hospital.

Querendo
Ronaldo Filho, recém ingressado na lide política, disse que seria falso de sua parte dizer que não lhe agrada a ideia de figurar como vice numa chapa de consenso.
É meio caminho andado para a composição.

Cizânia
Não convidem para a mesma investigação o comandante da PM, coronel Euler Chaves e o secretário da Segurança, Cláudio Lima.
A prisão do filho do secretário pela polícia deixou marcas irreparáveis.

Falecido
O vereador Zezinho do Botafogo foi enfático. Disse que Agra nasceu morto na política.
Convenhamos que no último pleito, para um cadáver, ele teve excelente atuação.

Inverno
A Aesa prevê 21 dias de chuva para nossa capital.
Já no Sertão não há informações de tanta água assim.

Frases…

Herança – Depois das Capitanias somente a pobreza é hereditária no Brasil.
Discursivo – Júri é um grupo de pessoas que decide quem fala melhor: o advogado ou o promotor.
Nosso – ‘Minha Casa, minha vida’ vai dar agora minha geladeira e meu fogão. Brevemente vem por aí o minha Mercedes.