O tráfico de pessoas e suas finalidades é o objeto de estudo da advogada e professora Ana patrícia Gama, que falou ao Polêmica Paraíba, sobre as nuances do crime que pode vitimar crianças, homens e mulheres de diversas idades e realidades socioeconômicas. Seja para exploração sexual, trabalho escravo ou tráfico de órgãos, os crimes acontecem e são alvos de frequentes debates, inclusive lembrado no 30 de julho, Dia de Combate ao Tráfico de Pessoas.
Para Ana Patrícia, os crimes ainda são subnotificados “porque muitas vezes o registro é feito como exploração sexual e não como tráfico, então os registros ficam muito aquém da realidade”, explicou Ana Patrícia.
Na entrevista, a advogada fala sobre o trabalho que é realizado na Paraíba para conscientizar a população sobre os crimes e afirma que a maioria das vítimas vive em situação de vulnerabilidade e sai do Brasil ou de suas cidades sob a promessa de emprego e, até mesmo, de relacionamentos amorosos. Ela disse ainda que os casos de sequestro são minoria, “já que a vítima sequestrada vai resistir e tornar a fuga ou a saída do país, por exemplo, muito mais difícil”, enfatizou.
Assista ao vídeo:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba