O tempo é seu maior desafio na Paraíba

Sob ataque

POR LENA GUIMARÃES

Do Jornal da Paraíba

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A campanha de Ricardo garante que a substituição do marqueteiro não prejudicará seu projeto.

O momento não é dos melhores para o governador Ricardo Coutinho (PSB). Apesar de ter conquistado uma nova vitória no TRE, que confirmou o PT, dono do maior tempo de propaganda no rádio e TV, em sua aliança, o candidato enfrenta problemas nos campos político e no marketing da campanha.

A oito dias da estreia dos candidatos a governa- dor no guia eleitoral no rádio e na TV, a campanha de Ricardo Coutinho anunciou o alagoano Rui França como seu novo marqueteiro. Substituiu o pernambucano Fernando Veloso, que saiu disparando. Avaliou que seu trabalhou alavancou a aprovação do pessebista e consequentemente suas intenções de voto, e deixou claro que o rompimento do contrato não foi pacífico, pois pretende ir à Justiça reclamar o que acha que lhe é devido.

O novo estrategista de Ricardo Coutinho já fez campanhas para o PSB em Alagoas e relaciona entre seus sucessos as campanhas de Ronaldo Lessa para prefeito de Maceió (1992), a de Kátia Borges (1996) e a do senador Benedito Lira, que disputou com a combativa Heloisa Helena (2010). O tempo é seu maior desafio na Paraíba. Vai enfrentar a experiente Mix, de José Maria e Jurandir Miranda, que já ganhou cinco campanhas para o governo do Estado.

No campo político Ricardo enfrenta a deserção de prefeitos que festejou ao negaram seus partidos e aliados para apoiá-lo, e que agora trocam seu projeto pelo do adversário Cássio Cunha Lima, melhor posicionado nas pesquisas. E o PSDB está fazendo o mesmo estardalhaço, para atrair outros que também preferem seguir a onda favorável ao tucano.

Foi assim com o prefeito peemedebista Nado Lucena (Pilõezinhos), e até com Salvan Mendes Pedrosa (Nazarezinho), que é filiado ao PSB. Foram anunciados ontem pela campanha de Cássio, que desde que obteve registro de candidatura no TRE investe com determinação ímpar nas bases do governador.

Tem mais: todos os adversários atacam a gestão de Ricardo, principalmente as áreas prioritárias como Educação, Segurança e Saúde. O Trauma virou manchete nacional. E falam em perseguição a servidores.

A campanha de Ricardo garante que a substituição do marqueteiro não prejudicará seu projeto, que também conta com engajamento de profissionais paraibanos. Bom para ele, porque é o guia que oferece condições para alteração do cenário.