O premier por trás da mulher 'laranja'

Aline Lins

Dia Internacional da Mulher: 8 de março. Enquanto festejávamos o dia dedicado a todas nós mulheres, uma notícia nos envergonhou profundamente ontem: a possibilidade de que a ex-prefeita do município de Conceição tenha traído a confiança dos habitantes daquela cidade e dos paraibanos. Na melhor das hipóteses, pecando por omissão ou conivência, a ex-gestora permitiu que o seu filho, que atuava como se prefeito fosse – e como se ela fosse uma prefeita ‘laranja’ –, lançasse mão de recursos públicos destinados pelo governo federal ao município, para melhorar a estrutura e a qualidade de vida da população, mas as obras e serviços não foram realizados. O fato revela a triste realidade de uma parcela de mulheres que são sombras dos homens, em um Estado ainda extremamente machista e patriarcalista.

Vergonha

Adianta criar leis para estabelecer cota para homem ou para mulher na política? Eleitas com um marido, um filho ou outro ‘senhor’ qualquer por trás, seja para cumprir cota ou para burlar legislação, algumas mulheres não passam de fantoches nas mãos de alguns políticos. São poucas, mas essas mulheres envergonham o nosso gênero.

Orgulho

Na última quarta-feira, a abertura da sessão na Assembleia Legislativa da Paraíba foi feita pela deputada Iraê Lucena, presidindo, e, ao seu lado na mesa, as outras três parlamentares da Casa: Léa Toscano, Gilma Germano e Eva Gouveia.

Queixa contra a Cagepa

O deputado Ivaldo Morais (PMDB) se queixou de já ter feito muitos pleitos à Cagepa para a sua região de atuação, mas nunca ser atendido. Disse que quando é para os deputados da situação, a Cagepa tem estrutura, mas para ele, que é da oposição, a choradeira é grande.

Mais efetivos

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Durval Ferreira (PP), empossa, na próxima segunda (11), às 11h, mais 14 concursados, aprovados no último concurso público da instituição.

Royalties

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, comemorou a decisão do Congresso Nacional para a nova redistribuição dos royalties do petróleo. O gestor disse que o novo valor de R$ 22.208.557 para a capital será investido basicamente em educação, saúde e infraestrutura.

Cautela

Apesar de já ter definidas algumas prioridades para investir os recursos, Cartaxo prefere aguardar o resultado das ações movidas pelos Estados produtores junto ao STF. A capital paraibana terá um reforço de R$ 18.602.586.