Polêmicas

Pinto do Acordeon estará sexta no Programa do Jô

O forrozeiro sertanejo Pinto do Acordeom será entrevistado pelo apresentador Jô Soares, no Programa do Jô, da Rede Globo de Televisão. O artista foi convidado pela produção do programa e representará a cidade de Patos, além de toda a Paraíba no sofá mais famoso da televisão brasileira.

Pinto do Acordeon nasceu na cidade paraibana de Conceição do Piancó.
Pinto do Acordeom tem uma carreira bastante consolidada e leva a música Nordestina a todo o país. O forrozeiro é atração garantida no São João de Patos e tradicionalmente há mais de uma década abre as festividades juninas da cidade se apresentando no palco principal do Terreiro do Forró sempre no primeiro dia de festa.

Pinto participou recentemente de um documentário produzido pelas jornalistas patoenses Luanja Dantas E Thays Lira, que abordou o forró de raiz e o gênero estilizado. O artista criticou bastante o novo estilo de forró, declarando inclusive que o mesmo não deveria ser consumido, especialmente pelos jovens.
Atualmente o músico gravou seu primeiro DVD na cidade de João Pessoa com um repertorio genuinamente Nordestino e contou com a participação de vários artistas locais.
Em entrevista, Pinto falou de sua satisfação em participar do Programa do Jô: “Pra mim é uma honra participar de um programa do nível do de Jô, onde tantos artistas de nível nacional e internacional já passaram por lá. Vou representando o meu povo e estou extremamente feliz por essa oportunidade”, comemorou.
A participação do músico será gravada no dia 27 de maio e o programa irá ao ar no dia 31.

Biografia:
Francisco Ferreira Lima, “Conhecido artisticamente por Pinto do Acordeon”, nasceu na cidade paraibana de Conceição do Piancó, veterano acordeonista, compositor, cantor e músico. Pinto do Acordeon, já computa uma trajetória de muito sucesso, com mais 20 CD’s e discos gravados. Começou a despertar para o mundo da música ainda criança. Teve a oportunidade de realizar diversas apresentações com seu maior ídolo, Luiz Gonzaga, pelo o Brasil afora. E a amizade foi tamanha que recebeu como presente do “REI DO BAIÃO”, uma sanfona branca que ainda hoje está guardada em sua residência. Pinto gravou seu primeiro LP em 1976, mesmo ano em que Trio Nordestino fez enorme sucesso com o xote “Arte Culinária“, de sua autoria em parceria com Lindolfo Barbosa.

Pinto do Acordeon já escreveu sua marca no cenário nacional. Um dos seus maiores sucessos, Neném Mulher, foi trilha sonora da novela Tiêta, da Rede Globo. Já compôs músicas para artistas como Fagner, Genival Lacerda, os 3 do Nordeste, Trio Nordestino, sua conterrânea Elba Ramalho e com Dominguinhos, sendo que com este já gravou em parceria. Seu primeiro sucesso foi a música “Me batendo pra roer”.

Para coroar a trajetória de sucesso de Pinto do Acordeon, em 2008 ele participou do Filme Paraíba, Meu Amor, que é um documentário de 80 minutos, produzido pelo diretor suíço Bernand Robert Charrue para o público europeu. O filme alterna entrevistas e trechos musicais, e foi gravado nas festas do interior paraibano. Filmado quase todo na Paraíba Participaram do filme Dominguinhos, o acordeonista francês Richard, Aleijadinho de Pombal, Chico Cézar, Trio Tamanduá, Pinto do Acordeon, Os 3 do Nordeste e tantos outros.

Recentemente Pinto recebeu o premio Latino Americano, Leão de Ouro, pela sua bela atuação no documentário.

O Internacional Pinto do Acordeon, já fez uma turnê de dois meses no Japão e participou de vários shows na Europa.