O Livre-Arbítrio nas Gerações

Bruno Filho

Sempre questionei algumas coisas inquestionáveis.É um grave defeito que tenho,mas que serve pelo menos para abrir a mente,fazer o cérebro funcionar e não ficar na mesmice do conformismo,que me parece ser o mais cruel dos defeitos, e que acima de tudo torna as pessoas tacanhas e absolutamente estagnadas.
É assim na política,na religião,no esporte,no convívio social,afinal em tudo.E dentro disso,imaginei por inúmeras vezes a seguinte cena:pensem comigo…as crianças serem sempre crianças,os adolescentes sempre adolescentes,os adultos sempre adultos e os idosos sempre idosos.
Me perguntem ….mas aí não haveria morte ? Não sei responder,afinal o cenário é meu e quero vivê-lo da melhor maneira possível.Também não haveria nascimentos ? Poderia haver sim, desde que nessas condições que apresentei no início.Afinal tudo é hipotético,não me cobrem soluções.
Coloquem-se no cenário.Voce sempre sendo o mesmo,escolha: quer ser criança,adolescente,adulto ou idoso ? escolheu, então se você escolheu ser criança vai sempre estar brincando,comendo guloseimas,recebendo presentes,passeando e dormindo no colo da mamãe.
Escolheu adolescente ? Vai dançar muito, passear,namorar,viajar,comprar roupas da moda,cortar o cabelo na melhor estica,sonhar em dirigir seu primeiro carro,estudar, entrar para a Faculdade,brigar muitas vezes com seus pais e na maioria delas não cumprir regras.
Optou por ser adulto ? Vai ter responsabilidade, trabalhar muito, casar, formar uma família,ter muitas atribuições.Terá que ser forte,exemplo para os mais novos,não titubear,mostrar que é valente, mesmo não sendo, e mostrar que é o dono da verdade pois os mais novos querem ouví-lo decidir.
E então, idoso é melhor ? Nesse caso vai ter que ser sábio,ou pelo menos fingir que é.Muita gente vai sentar á sua volta para ouví-lo, sua palavra será definitiva como um decreto.O que você falar estará dito e ponto final.Mesmo que voce tenha sido um canalha na juventude, terá lugares em bancos de onibus e filas de banco,garantidas.
Perceberam como é difícil ? Perceberam como foi difícil a escolha do criador ? Acima de tudo ele criou algo que chama-se Livre-Arbítrio, e você poderá usá-lo na sua vida inteira optando pelos caminhos do bem ou do mal, menos na escolha da  idade ideal.Esta é implacável, ou conseguiu escolher ? Olha lá ! ganha de um lado, perde do outro.Deixa assim como está.
Bruno Filho, jornalista e radialista,que caminha para a quarta etapa e não tem nem idéia em qual escolheria ficar.