O leite está secando na Paraíba

Aline Lins

O leite na Paraíba está secando. Este é mais um dos efeitos da triste realidade: o pedido de socorro dos paraibanos atingidos pela seca não está conseguindo chegar ao Planalto. Diante disso, a Federação da Agricultura e Pecuária da PB (Faepa) agendou para a próxima segunda-feira, às 10h, uma reunião com os deputados federais Leonardo Gadelha (PSC), Efraim Filho (DEM) e Manoel Júnior (PMDB). A ideia é apresentar aos parlamentares a realidade vivida pelos produtores de leite e buscar soluções emergenciais e permanentes para os principais gargalos da produção leiteira no Estado, e apelar para que eles levem o problema à Câmara Federal e à Presidência da República. Na região de Sousa, por exemplo, a produção caiu de 100 mil para 30 mil litros de leite por dia.

Programa do Leite

A queda na produção do leite na Paraíba, em decorrência da seca, pode ser medida pelo desabastecimento do Programa do Leite da Paraíba, com o qual o governo do Estado atende ao mesmo tempo os produtores rurais, ao comprar sua produção, e a população carente, que depende do leite distribuído pelo programa, para se alimentar.

Queda na produção

O Programa do Leite, que era abastecido com 120 mil litros de leite por dia, caiu para 10 mil. A estimativa é que o rebanho da PB já tenha diminuído 40% (20% morreram por falta de água e de fome, 10% por abate precoce e 10% migraram para outros Estados.

Dinheiro jorrando

É impressionante que na PMJP os investimentos são fartos, mas nem sempre se vê resultados. O BID vai dar US$ 1 mi só para estudos e projetos. A cifra em dólares faz lembrar o volume em reais, de R$ 1,5 mi, gasto na fonte luminosa da Lagoa. Mas onde está o “espetáculo de luz, água e som”?

Cancelado pelo pé

A presidente da República, Dilma Rousseff, desmarcou a sua visita a Serra Talhada, no Estado de Pernambuco, que aconteceria na próxima segunda-feira (18). O motivo do cancelamento da ida da presidente à terra de Virgulino Lampião, segundo informações do Palácio do Planalto, foi a lesão no pé que a petista sofreu quando esteve na Bahia, no Carnaval.

Para sair do ptb

O ex-vereador Tavinho Santos disse que já recebeu convites do PTdoB, PCdoB, PSC e PT e não descarta a possibilidade de se filiar a partidos da base do governador. Ele passou 14 anos no PTB. “O PTB foi um rio que passou na minha vida e meu coração se deixou levar”, disse.

Para entrar no PTB

O ex-senador Wilson Santiago (PMDB) conversou demoradamente, durante o Carnaval, com o ex-prefeito de Sousa Fábio Tyrone e o ex-reitor da UFCG Thompson Mariz, sobre as articulações para ele ingressar no PTB. Wilson Santiago tem planos de concorrer ao Senado da República nas eleições de 2014, mas está encontrando dificuldades dentro da legenda, o PMDB.